Ministro Carlos Alberto Reis de Paula toma posse como presidente do TST
Dirigentes da Anamatra e das Amatras prestigiaram, nesta terça-feira (5/3), a posse da nova direção do Tribunal Superior do Trabalho (TST) para o biênio 2013/2015: ministros Carlos Alberto Reis de Paula (presidente), Antônio José de Barros Levenhagen (vice-presidente) e Ives Gandra da Silva Martins Filho (corregedor-geral da Justiça do Trabalho). Os novos dirigentes foram eleitos no dia 12 de dezembro de 2012 para o biênio 2013/2015.
A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, entre elas da presidente da República, Dilma Rousseff, do presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, do vice-presidente da República, Michel Temer, e do presidente da Câmara dos Deputados, deputado Henrique Alves. Da Justiça do Trabalho do Paraná prestigiaram o evento a presidente e o vice-presidente do TRT da 9ª Região, desembargadores Rosemarie Diedrichs Pimpão e Altino Pedrozo dos Santos, a desembargadoras Rosalie Michaele Bacila Batista e Ana Carolina Zaina, e os juízes Leonardo Wandelli, Paula Matheus Wandelli, Ana Maria das Graças Veloso, Marlos Melek e Cassio Colombo Filho.
Em seu discurso, o ministro Carlos Alberto fez diversos agradecimentos e lembrou a parceria com o movimento associativo. “Uma palavra à Anamatra, cuja legitimidade é notória e incontroversa, e com quem espero manter diálogo respeitoso e institucional”, afirmou.
O novo presidente também propôs reflexão sobre a CLT, que completa 70 anos em 2013. “A celebração que faremos ao longo de uma semana, em toda a justiça trabalhista, será de reflexão. A Consolidação das Leis Trabalhista desafia meditação e compreensão para ser bem interpretada e aplicada”, disse. Clique aqui para ler a íntegra do discurso.
O ministro João Oreste Dalazen, sócio honorário da Amatra IX, saudou os empossados e, em breves palavras, lembrou sua passagem pela Presidência do TST e as realizações de sua gestão nos últimos dois anos, com destaque para o Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho – Programa Trabalho Seguro – e a implantação, em nível nacional, do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT).
O ex-presidente do TST congratulou-se com os colegas, frisando ter recebido apoio irrestrito de todos os ministros. Agradeceu a todos os servidores da Justiça do Trabalho, consignando que “as instituições não são mais do que as pessoas que as compõem”.
(Informações da Anamatra e do TST/ Foto: Aldo Dias e Felipe Sampaio)