14 de abril de 2009

VI Prêmio Innovare

 

Estão abertas as inscrições do VI Prêmio Innovare – projeto de valorização e divulgação das boas práticas do Judiciário brasileiro. Nesta edição, o tema abordado pelo prêmio será “Justiça Rápida e Eficaz”. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de junho, pelo portal do prêmio.

As categorias são: Tribunal, Juiz Individual, Ministério Público, Defensoria Pública e Advocacia. Os critérios para a seleção das práticas vencedoras são eficiência, celeridade, qualidade, criatividade, exportabilidade, satisfação do usuário, alcance social e  desburocratização. Além de troféus e placas de menção honrosas, os vencedores receberão prêmio de R$ 50 mil.

Um dos fundamentos para escolha do tema são os 60 anos da Declaração dos Direitos Humanos, comemorados em 10 de dezembro passado. A partir do tema, o Innovare espera identificar práticas que garantam a ordem social, onde os direitos e liberdades dos indivíduos possam ser plenamente realizados a partir de uma justiça que solucione os conflitos de forma ágil e com qualidade.

As práticas inscritas serão conferidas in loco por consultores e julgadas por personalidades do mundo jurídico e acadêmico que integram a Comissão Julgadora, como os ministros Gilmar Mendes (STF), Sepúlveda Pertence (STF),  Carlos Ayres Britto (STF), Nancy Andrigui (STJ), Luiz Fux (STJ), Gilson Dipp (STJ), Ives Gandra Filho (TST),  José Antonio Dias Toffolli (AGU), o advogado João Geraldo Piquet Carneiro, a defensora pública Adriana Burger, o ex-procurador geral da República Aristides Junqueira, o professor Cândido Rangel Dinamarco, o ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Marcello Lavenére, a cientista-política Maria Tereza Sadek e o desembargador Thiago Ribas Filho.