27 de julho de 2023

Nota Pública

Hoje, 27 de julho, Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, a Amatra IX divulga nota em solidariedade às famílias dos trabalhadores vitimados na explosão em uma cooperativa agroindustrial de Palotina, no oeste do Paraná. No documento, a Associação lamenta a tragédia e ressalta a necessidade de garantir ambientes de trabalho seguros e saudáveis. Confira:

NOTA PÚBLICA

A Associação dos Magistrados do Trabalho da 9ª Região – AMATRA IX, entidade representativa dos Juízes e Juízas da Justiça do Trabalho do Paraná, manifesta solidariedade às famílias dos trabalhadores e trabalhadoras vítimas da explosão que atingiu uma cooperativa agroindustrial em Palotina, no oeste do estado.

Lamentavelmente, essa tragédia serve como um doloroso lembrete de quão distantes ainda estamos da garantia de ambientes de trabalho seguros e saudáveis, sendo fundamental que a sociedade como um todo esteja ciente da importância de práticas e políticas públicas que reduzam o número de acidentes relacionados ao trabalho.

Dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, desenvolvido no âmbito da Iniciativa SmartLab de Trabalho Decente, coordenada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e pelo Escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) para o Brasil, apontam que, entre 2012 e 2022, foram comunicados 6,7 milhões de acidentes de trabalho, resultando em 25,5 mil mortes. Infelizmente, o Estado do Paraná é o 4º colocado no Brasil no vexatório ranking de acidentes do trabalho.

Diante dessa alarmante realidade, a AMATRA IX reitera seu compromisso com a defesa da saúde e da segurança no meio ambiente de trabalho e reforça a importância da apuração minuciosa das causas e circunstâncias do acidente ocorrido em Palotina, como forma de garantir que medidas preventivas sejam implementadas a fim de evitar que novas tragédias aconteçam.

Hoje, 27 de julho, data em que se celebra o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, este momento de tristeza e reflexão nos impulsiona a unir nossas vozes em defesa de um ambiente laboral digno, que assegure o respeito à vida e aos direitos fundamentais daqueles que dedicam suas habilidades e esforços para o desenvolvimento de nossa sociedade.

Curitiba, 27 de julho de 2023.

FELIPE AUGUSTO DE MAGALHÃES CALVET
Presidente da AMATRA IX