No STF, mulheres debatem importância da igualdade de gênero
O presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Luiz Colussi, acompanhou, na sede do Supremo Tribunal Federal, em Brasília, o evento ‘O Olhar Delas’, que discutiu o papel feminino atualmente e a garantia dos direitos sociais. O encontro foi realizado nesta quarta-feira (8), dia em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher, e contou com a participação da pesquisadora Margareth Dalcomo, da atriz Regina Casé, da presidente do STF, ministra Rosa Weber, da ministra Cármen Lúcia, também do STF, e da estagiária do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Alcineide Cordeiro, integrante do povo indígena Piratapuya.
“Mesmo quando nós, mulheres, logramos ocupar espaço institucional, maior é o esforço para sermos ouvidas em pé de igualdade com os homens”, destacou a ministra Rosa Weber. Segundo ela, apesar das adversidades enfrentadas pelas mulheres na sociedade, é preciso seguir adiante. “Devemos ter, no horizonte, a construção de uma democracia que, reconhecendo a existência de diferenças de gêneros, seja capaz de garantir a homens e mulheres a efetiva igualdade de direitos”.
Para a ministra Cármen Lúcia, a data não é motivo de comemoração, mas de reflexão: “a gente deve ter dignidade somente pela condição de ser humano. Ninguém deve ser violentado em qualquer uma das suas formas, seja física, psíquica, econômica e política, pela simples circunstância de ser o que é”.
Atuação associativa
Ao longo desta semana, a diretoria da Anamatra e a Comissão Anamatra Mulheres participou de uma série de audiências e eventos que envolvem a temática:
Mulheres: comissão Anamatra Mulheres e diretoras da entidade reúnem-se com o presidente do TST
Anamatra discute ações afirmativas com presidente do STF e conselheira do CNJ
Mulheres: Comissão discute presença feminina no Poder Judiciário
Anamatra participa de seminário do STJ sobre julgamento com perspectiva de gênero
Fonte: Anamatra / Com informações do STF