Ministro Walmir Costa confirma participação no Encontro Regional dos Magistrados do Trabalho do Paraná – Foz do Iguaçu 2009
O ministro do Tribunal Superior do Trabalho é o primeiro palestrante confirmado para o Encontro Regional dos Magistrados do Trabalho do Paraná, que acontecerá em Foz do Iguaçu, de 12 a 15 de novembro de 2009. O convidado falará no dia 13 (sexta-feira) sobre “A Jurisprudência do TST e Despedidas Coletivas” .
Walmir Oliveira da Costa é natural de Irituia (PA). Graduou-se em Direito e obteve título de mestre em Direito Público pela Universidade Federal do Pará. Na década de 80, foi assistente técnico e advogado do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) – Museu Paraense Emílio Goeldi, onde exerceu diversos cargos e presidiu comissões.
Ingressou na magistratura trabalhista por concurso público em 1989, como juiz do Trabalho substituto da 8ª Região (PA/AP). Atuou em todas as Varas do Trabalho de Belém e nas de Abaetetuba, Almeirim, Altamira, Castanhal, Macapá e Marabá. Em janeiro de 1993 foi promovido por merecimento e por unanimidade a titular da Vara do Trabalho de Almeirim e, posteriormente, de Abaetetuba e 1ª de Belém.
Presidiu a Amatra VIII e lecionou nos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade da Amazônia, entre 1996 e 2003. Em 1997 foi promovido por merecimento a juiz do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região. Atuou como juiz convocado no Tribunal Superior do Trabalho em dez períodos de convocação, entre 2000 e 2007. Em novembro de 2007 tomou posse como ministro do TST, em vaga destinada à magistratura.
Sobre o evento
O tradicional evento promovido anualmente pela Amatra IX terá como sede o Bourbon Cataratas Convention Resort. Além dos momentos de confraternização, o encontro irá, mais uma vez, oportunizar o aperfeiçoamento dos magistrados da Justiça do Trabalho do Paraná. A pauta científica está sendo elaborada em parceria com a Escola Judicial do TRT-PR e terá como foco a temática do projeto “Criando um Ambiente Propício para as Presentes e Futuras Gerações”.