Ministro Dalazen será Cidadão Honorário do Paraná
CARREIRA
Natural de Getúlio Vargas-RS, Dalazen formou-se em Direito pela Universidade Federal do Paraná, onde alcançou o mestrado. Após sucessivas aprovações em concursos públicos para diferentes cargos (oficial da Justiça Federal, promotor do Ministério Público Estadual do Paraná e procurador da Caixa Econômica Federal), todos em primeiro lugar, ingressou na magistratura trabalhista da 9ª Região em 1980 no cargo de juiz substituto, também por concurso público. Dois anos depois, era promovido pelo critério de merecimento à presidência de Junta de Conciliação e Julgamento (atualmente Vara do Trabalho), exercida em Maringá, Guarapuava e Curitiba. Presidiu, em 1984 e 1985, a Associação dos Magistrados do Trabalho do Paraná (Amatra-IX). Em 1993, nova promoção pelo mesmo critério o alçou ao Tribunal Regional do Trabalho paranaense no cargo de juiz, hoje denominado desembargador.
Sua atuação no TRT, aliada à atividade no magistério superior (igualmente concursado) da UFPR e da PUCPR, não tardou a atrair a atenção do Tribunal Superior do Trabalho, que o incluiu em lista tríplice para o cargo de ministro em 1996. Nomeado no mesmo ano pela presidência da República, passou a integrar o TST desde então, tendo exercido a corregedoria-geral da Justiça do Trabalho no biênio 2007/2009 (período que coincidiu parcialmente com a condição de membro do Conselho Nacional de Justiça) e a vice-presidência do mesmo Tribunal Superior, nos dois anos subsequentes, sempre eleito por seus pares. Seguiu produzindo vasto material jurídico-doutrinário e o magistério, agora na Faculdade de Direito da UnB.
Nova eleição conduziu o ministro João Oreste Dalazen ao cargo de presidente do Tribunal Superior e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, que exerce em mandato bienal iniciado em 2 de março de 2011.