Ministro Dalazen recebe homenagens da Assembleia Legislativa e da Associação Comercial do Paraná
Em sessão solene realizada no final da tarde desta segunda-feira (25), a Assembleia Legislativa concedeu o título de Cidadão Honorário do Paraná ao presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro João Oreste Dalazen. O evento foi prestigiado pelo presidente da Amatra IX, Fabrício Nogueira, e pelo diretor de Relações Externas e Imprensa da entidade, Sergio Guimarães Sampaio, magistrados, parlamentares, familiares e amigos do ministro.
“Nós vivemos um momento no Brasil em que é preciso destacar pessoas que venceram por mérito. Ele tem defendido com muito empenho os direitos do trabalhador e a ideia de que lugar de criança é na escola e não sendo explorada como força de trabalho, fazendo jus às homenagens não só dos paranaenses, mas do Brasil”, disse o deputado Douglas Fabrício (PPS), autor da proposição, ao justificar a iniciativa de conceder a honraria em reconhecimento à trajetória profissional e história de vida do magistrado.
Emocionado, o ministro Dalazen, que é ex-presidente da Amatra IX e sócio honorário da entidade, agradeceu o reconhecimento dos paranaenses e disse sentir-se honrado por integrar o rol de agraciados com o título. Natural do Rio Grande do Sul, o presidente do TST veio ainda jovem para Curitiba, onde iniciou a carreira profissional. “O Paraná me deu oportunidades pelo ensino e pelo trabalho e, mais recentemente, através do movimento que ajudou na minha condução ao posto que agora ocupo na Justiça do Trabalho. Serei sempre embaixador das causas desse Estado onde quer eu que esteja”, disse o magistrado.
O presidente da Mesa Executiva, deputado Valdir Rossoni (PSDB), ressaltou em seu discurso que é um privilégio para o Paraná ver alguém que se formou em suas universidades alcançar níveis tão altos na carreira jurídica. “O ministro Dalazen é uma dessas raras figuras que, como agentes transformadores, fazem toda a diferença na sociedade”, afirmou.
Também compareceram à sessão solene o ministro do TST e sócio honorário da Amatra IX, Fernando Eizo Ono, os ministros aposentados do TST Indalécio Gomes Neto e Rider de Brito, o conselheiro do Conselho Nacional de Justiça Ney José de Freitas, a presidente e o vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região, desembargadores Rosemarie Diedrichs Pimpão e Altino Pedrozo dos Santos, o corregedor regional da Justiça do Trabalho, desembargador Dirceu Buys Pinto Júnior, os desembargadores do Trabalho Ana Carolina Zaina, Rosalie Michaele Bacila Batista, Neide Alves dos Santos e Paulo Ricardo Pozzolo, os juízes do Trabalho Cassio Colombo Filho, Eduardo Baracat e Marlos Melek, os juízes aposentados Euclides Alcides Rocha e Ricardo Sampaio, ex-presidentes da Amatra IX, entre outras autoridades.
O ministro João Oreste Dalazen também foi homenageado com o título Cidadania da Associação Comercial do Paraná (ACP). A cerimônia de outorga da honraria ocorreu na manhã desta segunda-feira (25/2), em Curitiba, e contou com a presença do presidente da Amatra IX, Fabrício Nogueira.
Na ocasião, o presidente do TST também recebeu a minuta do Projeto de Lei Complementar do Simples Trabalhista, elaborada pela assessoria jurídica da ACP. O projeto tramita no Congresso Nacional e pretende introduzir instrumentos que permitam a simplificação das relações trabalhistas em micro e pequenas empresas.
Participaram da solenidade a presidente e o vice-presidente do TRT da 9ª Região, desembargadores Rosemarie Diedrichs Pimpão e Altino Pedrozo dos Santos, o ministro aposentado do TST Indalécio Gomes Neto, o desembargador Célio Waldraff, o juiz Cassio Colombo Filho, o presidente da OAB-PR, Juliano Breda, o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Hélio Bampi, advogados trabalhistas, vices-presidentes da ACP e convidados.