26 de maio de 2010

Meio ambiente de trabalho é tema de seminário que reúne juízes, procuradores e médicos em Curitiba

 

Começou hoje, em Curitiba, o Seminário “Ergonomia, Saúde Mental e Relações de Trabalho”. O evento, que segue até sexta-feira (28/5), reúne pela primeira vez magistrados, procuradores do trabalho e profissionais da área médica com o objetivo de discutir os efeitos sociais e psicológicos de um ambiente precário sobre o trabalhador.

“Nossa proposta é dar um tratamento científico à questão da ergonomia e da dimensão emocional do trabalhador no ambiente de trabalho. Uma formação que poderá ter efeitos práticos nas decisões judiciais, uma vez que o juiz poderá atentar para aspectos que antes poderiam passar despercebidos”, explica o coordenador da Escola Judicial do TRT-PR, juiz Reginaldo Melhado.

 A iniciativa é da Escola Judicial do TRT-PR e Escola da Associação dos Magistrados do Trabalho do Paraná (Ematra), que lançaram em abril projeto científico voltado para questões pertinentes ao acesso à prova e ao pleno exercício das potencialidades do processo, considerando a ampliação da competência da Justiça do Trabalho, a partir da Emenda Constitucional 45/2004,  para julgar as ações de reparação de danos decorrentes de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

A cerimônia de abertura do seminário contou com as presenças do presidente do TRT-PR, desembargador Ney José de Freitas, do diretor da Escola Judicial, desembargador Luiz Eduardo Gunther, do procurador-chefe da Procuradoria Regional Trabalho, Ricardo Bruel da Silveira, do presidente da Amatra IX, Carlos Augusto Penteado Conte, e da juíza titular da Vara do Trabalho de Toledo, Simone Galan de Figueiredo.

 Confira a programação completa do evento:

 

Seminário
“Ergonomia, saúde mental e relações de trabalho”

Curitiba, 26, 27 e 28 de maio de 2010
Plenário Pedro Ribeiro Tavares

26 de maio

14h00 – Cerimônia de abertura
Presidente do TRT-PR, desembargador Ney José de Freitas
Diretor da Escola Judicial, desembargador Luiz Eduardo Gunther

14h10 – Apresentação da Orquestra de Cordas da EMBAP
Maestro Luiz Cláudio Ribas Ferreira

14h30 – Conferência: “O profissional de saúde, ética médica e perícia judicial”.

Conferencistas:
Zuher Handar
Médico sanitarista, professor da Faculdade Evangélica do Paraná e coordenador do curso de pó- graduação em medicina do trabalho PUC-PR, consultor para a área de saúde e segurança do trabalho da OIT

Elver Andrade Moronte
Médico do trabalho, atua no Ministério Público do Trabalho da 9ª Região e na Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba

16h30 – Coffe Break

16h45 – Painel: Desembargadora Marlene Teresinha Fuverki Suguimatsu e a Procuradora do Trabalho Eliane Lucina

18h00 – Encerramento dos trabalhos do dia.

27 de maio

9h00 – Conferência: “Violência, saúde e trabalho. Uma jornada de humilhações”. 

Conferencista: Margarida Barreto
Médica, mestre e doutora em Psicologia Social pela PUC de São Paulo, professora da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo, pesquisadora nas áreas de assédio moral no trabalho e violência moral no trabalho, saúde do trabalhador, trabalho e suicídio. Autora do livro “Violência, Saúde e Trabalho. Uma jornada de Humilhações”, entre outras obras.

10h30 – Coffe Break

10h45 – Painel: Desembargador Ricardo Tadeu Marques da Fonseca, Procurador do Trabalho Enoque Ribeiro dos Santos.

12h00 – Encerramento dos trabalhos da manhã

14h00 – Conferência: “Ergonomia, prevenção de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho”.

Conferencista: Paulo Antônio Barros Oliveira
Médico, mestre em Educação pela PUC-RS, doutor em Engenharia de Produção pela UFRJ. Auditor-fiscal do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego. Professor da UFRGS. Pesquisador na área de saúde do trabalhador, ergonomia, prevenção de doenças do trabalho, prevenção de acidentes de trabalho e vigilância em saúde. É co-autor do “Manual de aplicação da Norma Regulamentadora” e “Pesquisa em Saúde do Trabalhador”

15h45 – Coffe break.

16h00 – Painel: Desembargador Ubirajara Carlos Mendes, Procurador do Trabalho Enoque Ribeiro dos Santos.

18h00 – Encerramento dos trabalhos do dia.
28 de maio

9h00 –  Conferência, “Ergonomia da atividade: compreendendo o trabalho para transformá-lo”

Conferencista: Ada Ávila Assunção
Médica, mestre e doutora em Ergonomia pela École Pratique Des Hautes Études (Paris, França), pós-doutora pela Fundação Oswaldo Cruz (RJ), professora na Faculdade de Medicina da UFMG e integrante do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública na área de saúde e trabalho. Desenvolve instrumentos e ferramentas para a elaboração de políticas de recursos humanos em saúde no âmbito do Ministério da Saúde do Brasil e da Organização Pan-Americana de Saúde. É co-autora das obras “Lesões por esforços repetitivos: guia para os profissionais de saúde”, “Health and Working Conditions of Health Care Workers”, “Condiciones de Salud y Trabajo en el Sector Salud”, “Doenças relacionadas ao trabalho: manual de procedimentos para os serviços de saúde”, entre outras.

10h45 Coffe break.

11h00 – Painel: Desembargadora Eneida Cornel, Procuradora do Trabalho Patrícia Blanc Gaidex.

12h00 – Encerramento da manhã

14h00 – Conferência: “A psicodinâmica do trabalho e a saúde mental

Conferencista: Laerte Idal Sznelwar
Médico, mestre, doutor e pós-doutor em Ergonomia pelo Conservatoire National des Arts et Metiers (Paris, França), professor da USP e professor convidado do CNAM (Paris, França). É co-autor das obras “Introdução à Ergonomia: da prática à teoria”, “Human Factors in Organizational Design and Management”, “Trabalho, tecnologia e organização: avaliação do trabalho submetida à prova do real”, “Da psicopatologia à psicodinâmica do trabalho” e “L’Apport de L’Ergonomie À L’Analyse Du Risque Toxique En Agriculture”, entre outras.

15h45 – Coffe break

16h00 – Painel: Desembargador Arion Mazurkevic, Procurador do Trabalho Emiliano de Carvalho.

18h00 – Coquetel de encerramento