13 de janeiro de 2011

Magistrados da Justiça do Trabalho tiram dúvidas sobre o processo em meio eletrônico

O Tribunal Regional do Trabalho do Paraná retomou nesta semana as atividades de treinamento para a implantação do processo eletrônico em suas unidades judiciárias. Além de encontros na Escola Judicial do órgão e na Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Paraná,  foram produzidos manuais que estão sendo disponibilizados para sanar eventuais dúvidas sobre o funcionamento do novo sistema. Também foi criada no Fórum da Capital uma estrutura com computadores e scanners para orientar advogados quanto à apresentação de petições no processo eletrônico.

Nesta quinta-feira, 13 de janeiro, a implantação do processo eletrônico no TRT-PR será tema de palestras, a partir das 19 horas, no auditório da OAB-PR, proferidas pelo desembargador Sérgio Murilo Rodrigues Lemos e pelo juiz Bráulio Gabriel Gusmão, ex-presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho da 9ª Região. Na sexta-feira, magistrados do trabalho participarão, na Escola Judicial, de encontro sobre o funcionamento do novo sistema.

A implantação do processo eletrônico conta, ainda, com a distribuição de folhetos que ensinam a utilizar o Escritório Digital, obter a Certificação Digital e fazer o peticionamento eletrônico, passo a passo. O material, que complementa os textos e vídeos já divulgados no sítio da Internet do Tribunal, está disponível nas salas destinadas aos advogados e nos balcões de atendimento de todas as unidades judiciárias.

O processo eletrônico começou a ser implantado em 2009 com a criação das três primeiras Varas Digitais da Justiça do Trabalho do Paraná – 21ª, 22ª e 23ª Varas do Trabalho de Curitiba. No ano passado, outras unidades da Capital – 2ª, 4ª e 17ª VTs de Curitiba – e a VT de Cambé, no Interior do Estado, passaram a adotar o processo eletrônico para novas demandas, funcionando paralelamente aos processos que já tramitavam em papel.

ESCRITÓRIO DIGITAL

Peticionar até a meia-noite, acompanhar os processos e emitir extratos são tarefas que podem ser realizadas com facilidade pelos advogados no Escritório Digital (www.trt9.jus.br/escritoriodigital). A ferramenta foi criada pelo TRT-PR para facilitar a integração nas novas rotinas e já conta com mais de 2.000 advogados cadastrados. No site, também estão disponíveis aos advogados a agenda de audiências e de sessões de julgamento, bem como as publicações do Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho.

(Fonte: Ascom TRT-PR)