Juiz do Trabalho inova com audiência virtual
Ex-presidente da Amatra IX transforma a internet em sala de audiência usando a tecnologia hangout do Google
O juiz Bráulio Gabriel Gusmão, titular da 4ª Vara do Trabalho de Curitiba, realizou a primeira audiência virtual da Justiça do Trabalho do Paraná. Todos os envolvidos no processo participaram da audiência de lugares distintos. O juiz em seu gabinete, a assistente na sala de audiências e os advogados em seus escritórios.
A autora da ação trabalhista está em Portugal e voltará ao Brasil apenas em outubro de 2013. “Para não adiar a audiência de instrução e atrasar o andamento processual sugeri a videoconferência aos advogados Alexandre Rocha e Yara Goldman, que prontamente concordaram com o formato novo. Essa primeira audiência serviu para testar o sistema e o resultado foi excelente”, conta o juiz Bráulio.
O magistrado conduziu a audiência por meio da tecnologia hangout, recurso do Google que consiste na transmissão de áudio e vídeo em tempo real. O sistema permite que a videoconferência seja gravada e apensada ao processo, que seguirá tramitando normalmente na Justiça do Trabalho.
“Diante das novas tecnologias, os advogados precisam estar preparados para as possibilidades que surgem no processo e se tornar parceiros do Judiciário para explorar essas novas formas de atuação. Minha preocupação quanto às novas tecnologias é apenas que elas não podem ser impostas em ritmo acelerado, para evitar o cerceamento de defesa e a insegurança jurídica”, afirma o advogado Alexandre Rocha.
Os depoimentos das partes ocorrerão por esse mesmo sistema no prazo de três semanas. Confira como foi a audiência virtual realizada na última sexta-feira (14/09): http://www.youtube.com/watch?v=i2eqW_0K23M