1 de agosto de 2023

Grupo se une para transformar vidas de pessoas em situação de rua

Iniciativa solidária, que tem apoio de magistrados e magistradas do Trabalho, oferece refeições nutritivas e apoio para os mais vulneráveis em Curitiba

Em meio à pandemia de Covid-19, um gesto de solidariedade ganhou força e transformou vidas em Curitiba. No início da crise sanitária, o associado Carlos Henrique de Oliveira Mendonça, desembargador do TRT da 9ª Região, e sua esposa Tatiana decidiram fazer a diferença ao preparar e distribuir sanduíches e sopas para a população em situação de rua e insegurança alimentar na cidade. O que começou como uma pequena ação rapidamente se transformou em um projeto social que tem impactado a vida de centenas de pessoas na capital paranaense.

O desembargador conta que, durante uma das distribuições de sopas, eles encontraram um grupo de ex-moradores de rua ligados ao Movimento Nacional da População de Rua, dedicados à preparação de marmitas. O local de preparo das refeições era improvisado nos fundos do Sindicato Profissional dos Correios e operava em condições precárias.

“Todos os dias, mesmo com todas as limitações, eles preparavam e serviam de 300 a 350 marmitas na praça Rui Barbosa. Quando fomos acompanhar as entregas, ficamos profundamente tristes. Era visível a quantidade de pessoas que estavam necessitando”, lembra o magistrado.

Sensibilizados, eles decidiram apoiar o trabalho do grupo e passaram a fornecer ingredientes básicos, como arroz, feijão e óleo. A cada visita, no entanto, o número de pessoas que necessitavam de ajuda aumentava e as marmitas não continham proteínas.

“Como as doações recebidas geralmente incluíam arroz e feijão, mas raramente itens de maior valor nutricional, resolvemos levar um pouco de proteína toda semana. Só podíamos doar 10kg, enquanto eles realmente precisavam de 20 kg diariamente para atender todas as pessoas”, lembra o magistrado.

Surgiu então a ideia de formar um grupo de amigos no WhatsApp, com o propósito de arrecadar fundos para a compra de proteínas. Cada membro contribuiria com R$ 50,00 por mês, o que viabilizaria a aquisição de 20 kg de proteína semanalmente. A iniciativa ganhou força com muitas adesões e superou as expectativas.

“Nem sempre é possível atender plenamente à demanda, pois as doações variam bastante, mas graças à solidariedade dos amigos estamos conseguindo entregar em média 100 kg de alimentos por semana, garantindo que todas as refeições contenham uma fonte de proteína, como frango, ovo, salsicha ou carne de porco, de segunda a sexta-feira”, comemora o magistrado.

O grupo de amigos ainda colabora em inúmeras situações emergenciais, adquirindo ingredientes extras, materiais de limpeza e até embalagens para as marmitas quando há sobras no orçamento. Além disso, seis famílias de refugiados haitianos e venezuelanos, indicadas pela Paróquia da Igreja Matriz de Santa Felicidade, passaram a receber 4 kg de carne por semana, um suporte essencial especialmente para as crianças.

“A generosidade dos amigos envolvidos tem sido fundamental para garantir esse apoio contínuo aos moradores de rua e às famílias em situação de vulnerabilidade, evitando que faltem os recursos necessários. Vamos seguir em frente enquanto for possível”, afirma o desembargador Carlos Henrique Mendonça.

Parceria com a FAS


Após um longo período de esforços independentes, o grupo recentemente uniu forças com a Fundação de Ação Social de Curitiba (FAS). Agora, todas as refeições são preparadas em uma cozinha bem estruturada, tornando-se ainda mais valiosas graças às doações de alimentos recebidas. A distribuição ocorre diariamente na Praça Tiradentes por meio do Programa “Mesa Solidária”, em um ambiente fechado, com mesas e banheiros disponíveis, oferecendo uma experiência mais digna para quem depende das marmitas.

Como ajudar

Quem quiser participar do grupo de amigos e contribuir com a compra de proteínas pode enviar mensagem diretamente para o desembargador Carlos Henrique Mendonça no número: (41) 98811-2871.