22 de abril de 2009

EMATRA-PR E EAJ lançam projeto sobre Meio Ambiente de Trabalho nesta sexta-feira (24) em Curitiba

logo_baixa

A Escola da Associação dos Magistrados do Trabalho do Paraná (Ematra-PR) e a Escola de Administração Judiciária do Tribubal Regional do Trabalho do Paraná (EAJ) lançam nesta sexta-feira (24), em Curitiba, o projeto científico “Criando um Ambiente de Trabalho Propício para as Presentes e Futuras Gerações”. 

O objetivo do projeto é unir juízes do Trabalho para discussões que promovam na comunidade jurídica a plena compreensão do que é o Direito Ambiental do Trabalho por meio de pesquisas e estudos de técnicas que permitam imprimir efetividade real à atividade jurisdicional.

“O tema é absolutamente oportuno, especialmente em razão da ampliação da competência da Justiça do Trabalho para julgar processos sobre reparação de danos decorrentes do trabalho em ambiente hostil”, afirma o vice-diretor da Ematra-PR e coordenador do projeto, juiz Paulo Henrique Conti.

Nesse contexto, o projeto também trabalhará a idéia central de sustentabilidade, que se assenta na compreensão de que as organizações e as empresas necessitam ser economicamente lucrativas e competitivas, mas também ambientalmente corretas e socialmente responsáveis. 

“A concepção de sustentabilidade deve considerar todos os pontos de contato entre as empresas e o mundo circundante, particularmente, sua forma de administrar as relações de trabalho e a interação dos trabalhadores no que se refere à sadia qualidade de vida do homem trabalhador. Porém, os estudos sobre sustentabilidade não têm se desenvolvido nessa área, muito menos a abordagem jurisdicional da questão”, explica Paulo Conti.

Lançamento

O lançamento será marcado pela realização de um workshop nesta sexta-feira (24), a partir das 10 horas, no auditório da EAJ, que contará com palestra de apresentação sobre o modelo de desenvolvimento do projeto e uma exposição da entidade parceira CRIE – Centro Regional de Integração de Expertise, vinculada à UNESCO e à UNU-IAS (Institute of Advanced Studies da United Nations University).

Para o coordenador do projeto, a iniciativa pode resultar na publicação de artigos especializados e livros, na elaboração e proposição de projetos de lei, formatação de projetos práticos de sustentabilidade laboral, elaboração de cartilhas direcionadas à população, além do estabelecimento doutrinário de padrões de sustentabilidade que poderão ser apresentados para aprovação por órgãos de credenciamento.

“Não há dúvidas de que, além desses produtos potenciais, o resultado para os envolvidos será o aprimoramento do conhecimento, com ganhos efetivos para a qualidade da atividade jurisdicional”, enfatiza Paulo Henrique Conti.

Serviço

Evento: Lançamento do projeto científico “Criando um Ambiente de Trabalho Propício para as Presentes e Futuras Gerações”.
Data: 24 de abril de 2009
Horário: 10 horas
Local: Auditório da EAJ – Av. Vicente Machado 400, em Curitiba