Colaboração dos usuários ajudará a desenvolver projeto CSJT
O Conselho Superior da Justiça do Trabalho lançou em outubro deste ano um projeto de alcance nacional denominado e-Julg, que tem a coordenação do juiz Bráulio Gabriel Gusmão, presidente da Amatra IX e membro da Comissão de Avaliação dos Projetos de Informática da Justiça do Trabalho. A iniciativa tem por objetivo oferecer aos magistrados trabalhistas de todos os graus de jurisdição uma ferramenta de informática que permita o gerenciamento do gabinete, o auxílio na confecção de decisões (sentenças e acórdãos) e a realização de sessões informatizadas.
O sistema será construído com base em dois modelos: o e-Jus, desenvolvido pelo TRT da 4ª Região, e o e-Gab, criado pelo TRT da 9ª Região para auxiliar a administração dos gabinetes, a confecção de acórdãos estruturados e, também, as sessões dos órgãos julgadores. O E-julg facilitará a interação com os usuários e ampliará o leque de recursos e a versatilidade da ferramenta – de extrema importância porque seu desenvolvimento possibilitará total integração com o SUAP Nacional (Sistema Único de Acompanhamento Processual) e as Tabelas Processuais Unificadas do Conselho Nacional de Justiça.
A participação dos usuários finais do sistema, com críticas e sugestões, é de grande importância para o CSJT. A Assessoria de Tecnologia da Informação e das Comunicações do órgão criou um espaço da Internet destinado a prestar informações sobre o projeto e colher sugestão. Senhas estão sendo distribuídas para um universo de cerca de dez mil futuros usuários do e-Julg. Os magistrados e assessores que não receberem a senha devem solicitá-la por e-mail: colab-admin@csjt.jus.
Nessa primeira etapa, o e-Julg está sendo apresentado no ambiente de colaboração do Portal da Justiça do Trabalho. No endereço http://colab.csjt.jus.br/egroupware/sitemgr/sitemgr-site, os interessados podem consultar a documentação a respeito das funcionalidades do programa e participar de um fórum de discussões.