24 de agosto de 2021

Do trem à montanha: associados encaram aventura no Conjunto Marumbi

Sábado (21/8) foi dia de aventura e ecoturismo. Por iniciativa da Amatra IX, 22 associados da encararam o desafio de fazer a trilha do Morro Rochedinho, que faz parte do Conjunto de Marumbi,  no litoral paranaense, e é considerado o berço do montanhismo no Brasil. Apesar de ser o menor pico do complexo, o trajeto exigiu resistência e proporcionou uma experiência marcante para os aventureiros.

A atividade começou cedo com passeio de trem saindo de Curitiba até a estação Marumbi, base de onde os participantes iniciaram a caminhada, divididos em três grupos, acompanhados por quatro guias especializados. Todo o esforço da trilha para chegar ao topo do Morro Rochedinho foi compensado por uma linda vista da serra do mar paranaense em um belo dia de céu aberto. O percurso durou cerca de duas horas, entre subida e descida.

Na opinião do desembargador Marcus Aurélio Lopes, a experiência foi desafiadora, surpreendente e estimulante. “O Marumbi é um lugar exuberante, proporciona a conexão com a violência da floresta e força da montanha, excita os sentidos e põe a prova os limites do corpo e da mente. A organização foi perfeita, os companheiros de percurso foram agradáveis, com destaque para os novos amigos do clube de montanhismo, solidários, compreensivos e guias confiáveis. O passeio foi simples, mas nem por isso menos alegre e positivo”, relatou o associado.

“Chegar ao topo com esforço próprio, e não com um teleférico (risos), foi uma experiência nova, interessante e prazerosa. Também muito agradável e divertida a companhia dos demais participantes e perfeitos os cuidados dos organizadores”, disse o associado Zeno Simm.

A associada Valéria Rodrigues Franco da Rocha, que já participou de atividades parecidas, agradeceu a Amatra IX pela iniciativa e apoio irrestrito. “Foi um evento muito diferente, animado e divertido. Obrigada por entenderem o limite de cada um”, assinalou.

Para o diretor de Esportes e Qualidade de Vida da Amatra IX, Roberto Wengrzynovski, que é montanhista, foi um dia muito especial. “Depois de longo período sem atividades presenciais, a Associação pôde promover um encontro de associados, desta vez em um local muito singular ao povo paranaense: a nossa Serra do Mar. O dia foi de congraçamento entre os colegas, bastante esforço físico e contato com a exuberante natureza. Agradeço, em nome da Diretoria, a participação e o companheirismo demonstrados”, declarou o dirigente que idealizou e organizou a iniciativa.

O evento foi organizado pela Amatra IX com o objetivo de promover esporte e saúde, considerando o avanço da vacinação no Paraná e o atual cenário da pandemia.