Diretora-Presidente da Jusprev assume Secretaria de Justiça e da Cidadania do Paraná
A procuradora Maria Tereza Uille Gomes, diretora-presidente da JUSPREV – Previdência Associativa do Ministério Público e da Justiça Brasileira, assumiu nesta segunda-feira, 3 de janeiro, a Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania. Comprometida com as diretrizes do governo Beto Richa, Maria Tereza agradeceu ao governador do Paraná, Beto Richa, à indicação de seu nome para assumir a pasta.
“Nosso desafio será efetivar a escolarização e formação profissional nas penitenciárias, transformar as unidades em modelos industriais, criar num primeiro momento, seis mil vagas a fim de absorver presos que possam ingressar no Sistema Penitenciário, implantar o monitoramento eletrônico de presos, promover a discussão de proposta legislativa dentro do Conselho Penitenciário, sobre o processo de execução da pena, de forma eficaz e ágil”, disse.
“Também vamos revitalizar os conselhos da comunidade, estabelecer parcerias com universidades do todo o estado, firmar políticas públicas antidrogas, revitalizar o conselho do idoso e das vítimas de violência doméstica, o programa de proteção à testemunha e de defesa ao consumidor e valorizar o servidor desta casa”, enumerou a nova secretária, que coloca a regulamentação e implantação da Defensoria Pública como o maior desafio de sua administração frente à Secretaria. “É preciso dar acesso à Justiça as pessoas necessitadas de forma ágil, idônea e legal. Só assim, teremos um novo modelo de gestão pública”, concluiu.
Maria Tereza
Nascida em Londrina, Maria Tereza Uille Gomes é bacharel em Direito pela UEL, mestre em Educação pela PUC-PR, pós-graduada em Direito de Processo Penal pela PUC-PR e doutoranda em Sociologia pela UFPR. Ingressou no Ministério Público do Paraná em 1987.
Entrou para a história como a primeira mulher a assumir a Procuradoria-Geral de Justiça do Estado do Paraná, em abril de 2002. Sua eleição foi saudada como um evento institucional não só pelo fato de pela primeira vez uma mulher assumir a chefia do Ministério Público estadual, mas também pela investidura de uma promotora de Justiça em cargo ocupado geralmente por um integrante do quadro de Procuradores.
Maria Tereza também foi a primeira mulher a comandar a Associação do Ministério Público do Paraná, defendendo os interesses e direitos dos associados, como a reforma do Poder Judiciário, a Lei da Responsabilidade Fiscal, teto salarial e aprovação da Lei Orgânica Estadual do Ministério Público.
No ano passado, foi indicada para compor o Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC).
(Com informações da Agência de Notícias/ Foto: Levy Ferreira)