Desembargadora Wanda Santi Cardoso da Silva aposenta-se
A desembargadora Wanda Santi Cardoso da Silva aposentou-se do exercício da magistratura. O decreto do presidente da República foi publicado no dia 14 de janeiro. O Órgão Especial do TRT-PR havia deferido a aposentadoria da magistrada na sessão de 24 de novembro.
Natural de São Paulo, a ex-presidente do Regional graduou-se na turma de 1973 da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, cursando posteriormente especialização em Direito Processual Civil na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Após exercer a advocacia na área de Direito do Trabalho na região do ABC paulista e junto à Justiça Militar em São Paulo, assessorou o então ministro Rezende Puech, do Tribunal Superior do Trabalho.
Aprovada em concurso de provas e títulos ao cargo de Procurador, ingressou no Ministério Público do Trabalho, onde atuou por 10 anos. Em 30 de julho de 1993, assumiu o então cargo de Juiz do TRT da 9a Região, nomeada pelo presidente da República em vaga reservada pela Constituição Federal ao Ministério Público.
Ex-professora da então denominada Faculdade de Direito de Curitiba (1990-1993), a desembargadora foi homenageada em 1997 pelo Tribunal Superior do Trabalho, em Brasília, recebendo comenda da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho.
A magistrada foi corregedora da 9ª Região da Justiça do Trabalho entre os meses de dezembro de 2001 e 2003 e vice-presidente do TRT-PR de dezembro de 2003 a dezembro de 2005. Presidiu o Tribunal paranaense no biênio subseqüente e, até sua aposentadoria, atuava na 3ª Turma do TRT.
(Com informações da Ascom TRT-PR)