Desembargadora Rosemarie recebe título de Cidadã Benemérita de Imbituva
A desembargadora Rosemarie Diedrichs Pimpão, vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná e presidente eleita para a gestão dezembro de 2011 a dezembro de 2013, recebe nesta terça-feira, 24 de outubro, o título de Cidadã Benemérita de Imbituva. A honraria, outorgada em 24 de outubro do ano passado, será entregue na sessão que ocorrerá às 18h30, na Câmara Municipal, que fica na Rua XV de Novembro, 60.
Nascida em Imbituva, Rosemarie Diedrichs Pimpão formou-se em Direito pela UFPR e ingressou na magistratura em 1982, tendo instalado as Varas do Trabalho, então Juntas de Conciliação e Julgamento, de Paranavaí e de Foz do Iguaçu. Também atuou nas Unidades Judiciárias de Paranaguá e 8ª de Curitiba. Desembargadora desde 1996, foi presidente da 4ª, 3ª e 2ª Turmas do Tribunal e diretora da Escola Judicial, tendo sido eleita para a vice-presidência no biênio 2009/2011. Foi indicada pelo Conselho Estadual da Mulher, no ano de 1999, como uma das mulheres, na esfera da Justiça, que ajudou “a construir este século”, e indicada pela Revista do SENAP (Sociedade Nacional de Pesquisa de Opinião Pública), edição Maior Personalidade, como a “Magistrada da Justiça do Trabalho de Final do Século – 1999”.
A futura presidente do TRT-PR participou de cursos na École de Magistrature, de Paris, bem como na Cour d´Appel e na Cour de Cassation (2006). Participou do Congresso de Estudos sobre Normas Internacionais do Trabalho na Organização Internacional do Trabalho, em Genebra e em Turim (2007). Participou de estudos na Corte Constitucional alemã de Karlsruhe, na Corte de Trabalho Regional de Erfurt e no Parlamento alemão (Reichstag), em Berlim (2008). Atuou, ainda, no Congresso Internacional no Centro de Estudos Judiciários de Lisboa. Foi condecorada com a comenda da Ordem do Mérito “Ministro Silvério Fernandes de Araújo Jorge”, no grau Grã-Cruz, outorgada pelo TRT da 19ª Região (Alagoas). Foi condecorada com o grau Grã-Cruz da ordem das Cataratas, por ter contribuído para a implementação da Justiça do Trabalho na cidade de Foz do Iguaçu. Em março de 2011, foi homenageada no Dia Internacional da Mulher pelo Soroptimist International, em reconhecimento aos relevantes serviços jurídicos prestados à comunidade.
(Fonte: Ascom TRT-PR)