Coronavírus: Justiça determina fechamento de agências bancárias em Curitiba e Região Metropolitana
Será mantido o atendimento de serviços necessários para a população, como o pagamento de benefícios governamentais, Bolsa Família e seguro-desemprego; decisão é desta quarta-feira
A Justiça determinou, nesta quarta-feira (25), o fechamento das agências bancárias de Curitiba e Região Metropolitana durante a pandemia do coronavírus.
Com a decisão, do juiz José Wally Gonzaga Neto da 20ª Vara do Trabalho de Curitiba, está proibido o atendimento presencial ao público em todas as seguintes agências:
- Santander
- Banco do Brasil
- Itaú
- Bradesco
- Banrisul
- Safra
- Caixa Econômica
Conforme o documento, os bancos também deverão dispensar do trabalho presencial os funcionários que prestam serviços não essenciais.
O pagamento dos salários deverá ser mantido integralmente, segundo o documento.
Em caso de descumprimento, os bancos deverão pagar multa de R$ 500 mil por dia.
Conforme a decisão, será mantido o atendimento de serviços necessários para a população, como o pagamento de benefícios governamentais, Bolsa Família, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e seguro-desemprego.
Bradesco
Para o Bradesco, atendendo a um pedido da instituição financeira, a Justiça permitiu que se mantenha o mínimo efetivo presencial necessário para efetuar o pagamento de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
A situação se aplica a clientes sem acesso a serviços digitais e cartões. Além disso, esse efetivo presencial ocorrerá nos dias exclusivamente estabelecidos no calendário governamental de pagamentos, que é previamente divulgado.
(Fonte: G1 Paraná)