26 de outubro de 2012

Colombo ganha 2ª Vara do Trabalho

Será inaugurada nesta terça-feira, 30 de outubro, a 2ª Vara do Trabalho de Colombo, na região metropolitana de Curitiba. A unidade será a primeira das 11 novas unidades aprovadas neste ano pela Lei 12.617 a ser instalada. A cerimônia de inauguração será às 11 horas da próxima terça-feira, 30 de outubro, na Rua José Cavassin, 125.

Além da 2ª VT de Colombo, o Tribunal Regional do Trabalho do Paraná instalará, neste ano, novas varas em Apucarana (26/11), Cornélio Procópio (03/12), Cascavel (10/12) e São José dos Pinhais (17/12). As outras cidades que devem receber as novas varas em 2013 são: Bandeirantes, Francisco Beltrão, Pato Branco, Ponta Grossa, Porecatu e Toledo.

A 2ª VT de Colombo será a primeira vara funcionando desde o início da sua criação unicamente com o Processo Judicial Eletrônico (PJe-JT). O sistema foi lançado no Paraná pelo presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro João Oreste Dalazen, em 19 de outubro, na unidade de Pinhais e no Tribunal.

Para a presidente do Tribunal Regional do Trabalho, desembargadora Rosemarie Diedrichs Pimpão, a criação das novas varas “é uma vitória obtida por meio do trabalho entrosado, no Congresso Nacional, de deputados, senadores e líderes políticos do estado, que entenderam a real necessidade de se ampliar a atuação da justiça trabalhista no Paraná, a fim de beneficiar os trabalhadores paranaenses”.

O juiz titular da VT de Colombo, Waldomiro Antônio da Silva, ressalta a importância de existir mais uma vara do trabalho na jurisdição. “Temos uma demanda crescente de novas ações todos os anos, não só relacionadas a empresas de grande porte da região mas, cada vez mais, envolvendo as pequenas e médias”. O magistrado destaca que a 2ª VT oferecerá maior qualidade na prestação dos serviços jurisdicionais à população. “Teremos uma estrutura maior, com mais servidores, portanto, uma justiça mais célere, especialmente na fase de execução”, completa o juiz.

Foram autuadas, em 2011, na VT de Colombo, 1457 ações trabalhistas. A jurisdição abrange os seguintes municípios: Colombo, Rio Branco do Sul, Itaperuçu, Doutor Ulysses, Campo Magro, Cerro Azul e Almirante Tamandaré.

(Fonte: Ascom TRT-PR)