12 de julho de 2023

CEJUSC de Toledo agora tem instalações próprias e servidor exclusivo para conciliação

A presidente do TRT-PR, desembargadora Ana Carolina Zaina, o desembargador Eliázer Antônio Medeiros, coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Nupemec), o vice-prefeito de Toledo, Ademar Dorfschmidt, e o juiz Fabrício Sartori descerram a placa de inauguração das novas instalações

O CEJUSC (Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas) do Fórum Trabalhista de Toledo recebeu novas instalações, com espaço mais amplo e adequado para a aproximação e o diálogo entre as partes. A inauguração ocorreu na segunda-feira, 3 de julho, com a presença de autoridades e servidores. O novo espaço conta com duas salas de conciliação, além de uma área de atendimento.

Com esse espaço, “visa-se a uma conciliação qualificada”, disse a presidenta do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR), desembargadora Ana Carolina Zaina. A conciliação sempre existiu nas unidades do Poder Judiciário trabalhista, completou, “mas com o Cejusc o juiz tem oportunidade de parar e ouvir a todos com calma, uma escuta qualificada”.

O desembargador Eliázer Antônio Medeiros, coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Nupemec), destacou o engajamento de magistrados e servidores na conciliação, em todo o Tribunal, e disse que Toledo “é a expressão do que pretendemos. Aqui tivemos o engajamento do juiz Fabrício e da juíza Gabriela, já há dois anos”, antes mesmo da estruturação de espaço específico, e agora eles recebem “o ferramental para que esse trabalho tenha continuidade. Temos hoje estrutura física e estrutura humana, com um servidor que fica exclusivamente atuando no CEJUSC. Esse é o ponto. Toledo representa para todo o nosso Estado a expressão de que a conciliação e a mediação efetivamente são o nosso mote”.

“O CEJUSC, diante da sua importância no contexto de pacificação social, não pode ser visto como um apêndice ou apenas uma audiência diferente do que ocorre nas varas. Nesse contexto, a instalação própria vai reforçar a identidade do órgão perante a comunidade, além de propiciar um espaço para o aumento de audiências e o melhor atendimento das partes”, disse o juiz Fabrício Sartori (titular da 1ª Vara de Toledo), que coordena o CEJUSC de Toledo ao lado da juíza Gabriela Macedo Outeiro (titular da 2ª Vara de Toledo).

Participaram da cerimônia de inauguração a juíza Diretora do Fórum da Comarca de Toledo, Luciana Lopes do Amaral Beal, o procurador Do Ministério Público Do Trabalho do Município de Cascavel, Renato Dal Ross, a presidente da Subseção da OAB de Toledo, Anemere Duçaba, o delegado-Chefe da Polícia Civil da 20ª Subdivisão Policial de Toledo, Alexandre Macorin, e representando a Caixa Econômica Federal, gerente-geral João Carlos Dias, e a conselheira Suzana Perboni, representando a Associação dos Advogados Trabalhistas do Paraná.

Em atuação desde setembro de 2020, o CEJUSC de Toledo, destaca o juiz Fabricio Sartori, tem tido atuação profícua. O magistrado afirma que esse resultado decorre do entendimento dos magistrados e servidores do Fórum de Toledo acerca da relevância de oferecer às partes método alternativo de solução de suas demandas. “Para além dos números alcançados, é extremamente gratificante testemunhar as partes entendendo e assumindo o protagonismo para resolver as demandas”, declara o juiz, referindo-se a uma das características mais marcantes do CEJUSC: envolver as partes diretamente nas negociações, propiciando que elas próprias construam a melhor solução para o conflito.

O TRT-PR dispõe de dez CEJUSCS de 1º Grau. As estruturas se encontram  também nos Fóruns de Curitiba, Maringá, Cascavel, Ponta Grossa, Foz do Iguaçu, São José dos Pinhais, Paranaguá e Umuarama. No dia 20 de julho, o Tribunal inaugurará o CEJUSC de Londrina.

As partes partem podem solicitar que o seu processo seja encaminhado ao CEJUSC (Saiba mais AQUI).

 

Fonte e fotos: Ascom TRT-PR