29 de abril de 2016

Amatra IX realiza em jantar de posse dos novos dirigentes para o biênio 2016/2018

163

A Amatra IX realizou, no dia 15 de abril, o jantar de posse dos novos dirigentes para o biênio 2016/2018. O evento ocorreu no Taboo Eventos, em Curitiba (PR), e foi prestigiado por mais de 200 pessoas, entre magistrados e autoridades.

Em seu discurso de despedida, o ex-presidente José Aparecido dos Santos destacou o empenho de todo o movimento associativo, nos últimos dois anos, pela melhoria das condições de trabalho e pela manutenção da independência da magistratura, inclusive a mobilização pela democracia interna do Judiciário.

Posse_2016_2018 (149)_b
Juíza Hilda Nogueira entrega homenagem ao juiz José Aparecido dos Santos, ex-presidente

“Essa não é uma luta fácil. Independência da magistratura e Estado Democrático de Direito são vasos frágeis e interligados. Todo cuidado é pouco para preservá-las intactas em sociedade autoritária como a nossa. Democracia ainda é uma experiência nova para a sociedade brasileira e quase desconhecida do Poder Judiciário, mas é essa é a única forma de nos conduzir para um verdadeiro desenvolvimento social do País”, ressaltou José Aparecido dos Santos.

O magistrado agradeceu a todos que direta ou indiretamente contribuíram para o trabalho da diretoria e frisou o apoio do vice-presidente. “Paulo Boal foi fundamental no trabalho da gestão e tenho certeza de que agora desempenhará com brilhantismo todas as atribuições do novo cargo que ocupa”, disse.

O ex-presidente também pediu desculpas por eventuais equívocos ou mal-entendidos. “A trajetória de presidente da Amatra IX é cada vez mais complexa e os erros cometidos, embora involuntários, devem ser atribuídos à minha pessoa e à minha personalidade, que não sei se estiveram à altura do cargo que ocupei”, completou José Aparecido dos Santos.

O novo presidente, Paulo da Cunha Boal, afirmou que o diálogo é o caminho para conduzir a Amatra IX ao papel de protagonista da representatividade coletiva e de articuladora dos debates públicos. “Numa profissão em que somos impulsionados a falar, o tempo me ensinou que ouvir as pessoas era tão ou mais importante do que simplesmente proferir decisões. E é esta mesma disposição que trago neste momento, para que todos nós tenhamos parcelas idênticas de responsabilidade nas adaptações e transformações que se fazem necessárias em tempos de crise, para que as decisões sejam um espelho da vontade coletiva”, disse o dirigente.

Posse_2016_2018 (174)_b
Juiz Paulo Boal, novo presidente da Amatra

Boal frisou que o compromisso da gestão será trabalhar em prol de uma magistratura forte e digna. “Em tempos sombrios como o que vivemos hoje, precisamos ter em mente que nossos problemas são comuns e que as soluções devem ser pensadas para atender e alcançar a todos, desde o juiz da menor comarca até os ministros da mais alta corte trabalhista”.

O magistrado também mencionou as restrições orçamentárias que ameaçam o funcionamento da Justiça do Trabalho. “Precisamos sobreviver à sombra dos cortes orçamentários que nos foram impostos, buscando mecanismos capazes de minimizar o prejuízo que atinge diretamente a camada mais humilde da nossa ridícula e perversa pirâmide social”, disparou.

Por fim, o novo presidente pediu unidade e ampla participação dos associados. “É preciso união, meus colegas, para enfrentarmos as dificuldades atuais e as que se avizinham, não somente para defender as nossas prerrogativas, mas para manter o atendimento diligente, responsável e eficaz que fornecemos a parte significativa de nossa população”, completou.

Paulo Boal é juiz titular da Vara do Trabalho de Rolândia. Natural de São Paulo (SP),  formou-se em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Ingressou na carreira da Magistratura em 1994, como juiz substituto do TRT da 9ª Região/PR. Foi vice-presidente da Amatra IX na gestão anterior e conselheiro fiscal no biênio 2012/2014. Atualmente, é diretor Administrativo da Anamatra, onde integrou a Comissão Legislativa em 2014/2015.

Autoridades

151
Juiz Germano Siqueira, presidente da Anamatra

O presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Germano Siqueira, saudou a nova diretoria da Amatra IX na pessoa do presidente, destacando o seu trabalho na Anamatra. “Tenho certeza que a entidade está em boas mãos e que a gestão será de pleno êxito sob a condução do amigo Paulo Boal”, disse o dirigente, que também parabenizou o ex-presidente José Aparecido dos Santos pelo profícuo trabalho à frente da entidade.

Ao parabenizar a nova diretoria da Amatra IX, o Prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, falou sobre a importância do necessário relacionamento institucional entre o município e a Justiça do Trabalho. “A parceria deve ser estreita, sempre com diálogo franco e direto, na resolução de algumas situações específicas, principalmente em áreas como o transporte coletivo, a saúde e a limpeza pública”, disse Fruet.

160
Prefeito Gustavo Fruet

Também compareceram ao evento o ministro do Tribunal Superior do Trabalho e conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Lélio Bentes Corrêa; os conselheiros do CNJ Gustavo Tadeu Alkmim, Bruno Ronchetti de Castro, Carlos Eduardo Dias e Luiz Claudio Silva Allemand; a vice-prefeita de Curitiba, Mirian Gonçalves;  o presidente e a vice-presidente do TRT da 9ª Região, desembargadores Arnor Lima Neto e Marlene Teresinha Fuverki Suguimatsu; o procurador-geral do Estado do Paraná, Paulo Sergio Rosso, o vice-presidente da Anamatra, Guilherme Guimarães Feliciano; o presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe),  Antônio César Bochenek; o juiz auxiliar da Presidência do Supremo Tribunal Federal, Paulo Luiz Schmidt; o presidente da Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar), Frederico Mendes Junior; a presidente da Associação Paranaense dos Juízes Federais (Apajufe), Patricia Helena Daher Lopes Panasolo; o presidente da  Associação dos Advogados Trabalhistas do Paraná (AATPR), Marcelo Foggiato Licheski, entre outras autoridades.