Amatra IX presta homenagem a Edésio Passos
O diretor administrativo de Itaipu Binacional, Edésio Franco Passos, recebeu nesta quarta-feira (21), em Foz do Iguaçu, homenagem da Amatra IX, da OAB-PR e da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) pelos 50 anos dedicados à advocacia e defesa dos direitos do trabalhadores.
A homenagem da Amatra IX foi entregue pela juíza Angélica Cândido Nogara Slomp, representante dos associados de Foz do Iguaçu e região. A cerimônia marcou a abertura da 8ª edição da Jurisciência – Mostra Científica de Direito da Unioeste, evento que prossegue até sexta-feira (23).
Acompanhado dos filhos André e Ana Beatriz Passos, Edésio agradeceu a homenagem e dedicou o reconhecimento aos colegas advogados e aos professores que lutaram pelos trabalhadores, pelas causas sociais e pela democratização.
O diretor de Itaipu lembrou que começou a carreira profissional como jornalista, foi preso durante o último período de ditadura no País e, ao lado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ajudou a fundar o Partido dos Trabalhadores (PT).
Na época, segundo ele, os advogados recém-formados tinham duas escolhas: ser juiz ou promotor. “Optei por advogar e defender os trabalhadores”, contou o homenageado.
50 anos
A ideia de homenagear os 50 anos de advocacia de Edésio Passos foi do filho, o advogado André Passos. Durante quase um ano, uma equipe de pesquisadores e jornalistas dedicou-se a escrever a história do diretor de Itaipu, entrevistando personalidades que acompanharam sua trajetória.
O resultado é um documentário que pode ser conferido no site www.edesio50anos.com.br, além de um livro de 220 páginas lançado pela editora Banquinho.
(Com informações da Assessoria de Imprensa da Itaipu Binacional)