7 de outubro de 2013

Amatra IX apoia luta pela instalação do Tribunal Regional Federal no Paraná

O advogado Juliano Breda, senador Sérgio Souza, juíza Sandra Assad, juiz Antônio Bochenek, juiz Nivaldo Brunoni, deputado Marcelo Almeida, deputado Nelson Padovani, deputado Osmar Serraglio, desembargador Rogério Coelho; deputados Eduardo Sciarra e André Zacharow

A vice-presidente da Amatra IX, Sandra Flügel Assad, participou na manhã desta segunda-feira (7/10) de café da manhã com parlamentares na sede da Justiça Federal, em Curitiba. O evento teve como objetivo fortalecer a luta pela instalação do Tribunal Regional Federal do Paraná. “Nós não desistimos. Vamos vencer essa batalha”, ressaltou o presidente da Associação dos Juízes Federais do Paraná (Apajufe), Antônio César Bochenek, ao agradecer a presença de todos.

O senador Sérgio Souza (PMDB-PR) destacou que a instalação do TRF no Paraná é uma conquista histórica e que o esforço de mais uma década não será em vão. “Nós (parlamentares) estamos unidos e empenhados para garantir a criação desse Tribunal”, afirmou o senador que é coordenador da Frente Parlamentar Mista de Criação de Tribunais Regionais Federais.

Em junho, o Congresso Nacional promulgou a Emenda Constitucional nº 73/2013, criando TRFs em Belo Horizonte, Salvador, Manaus e Curitiba. No mês seguinte, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, deferiu liminar suspendendo a instalação dos novos Tribunais. A decisão foi tomada na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIn) 5017, ajuizada pela Associação Nacional dos Procuradores Federais (Anpaf). Leia a íntegra da decisão aqui.

Presenças

Participaram do encontro na Justiça Federal do Paraná o coordenador da bancada federal paranaense, deputado Marcelo Almeida (PMDB/PR); o vice-líder do Governo na Câmara, deputado Osmar Serraglio (PMDB/PR); os deputados Eduardo Sciarra (PSD/PR), Nelson Padovani (PSC/PR) e André Zacharow (PMDB-PR); o ex-governador do Paraná, Orlando Pessuti, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Rogério Coelho; o ex-presidente da Apajufe, juiz Anderson Furlan; o diretor do foro da Seção Judiciária do Paraná, juiz Nivaldo Brunoni; o presidente da OAB Paraná, Juliano Breda; o conselheiro federal da OAB, José Lucio Glomb; o presidente da Associação Comercial do Paraná, Edson Roman; e o presidente do Movimento Pró-Paraná, Jonel Chede; entre outras autoridades.