13 de setembro de 2011

TJC: Alunos de Pinhais são premiados pela Amatra IX

Mais de 200 alunos de três escolas de ensino fundamental da rede pública de Pinhais participaram do concurso de redação promovido pela Amatra IX como parte do programa Trabalho, Justiça e Cidadania. A cerimônia premiação dos melhores trabalhos foi realizada nesta segunda-feira (12/9), no auditório da Secretaria Municipal.

Durante dois meses, os professores trabalharam em sala de aula os temas da Cartilha do Trabalhador, publicação da Anamatra, com o objetivo de estimular entre os jovens o respeito aos direitos humanos e dos trabalhadores. “Entender sobre o funcionamento da Justiça é uma maneira de aprender sobre cidadania”, disse a diretora de Relações Externas e Imprensa da Amatra IX, juíza Odete Grasselli, na abertura da premiação.

A comissão julgadora, composta pelos associados Nacif Alcure Neto, Zeno Simm e Flávia Daniele Gomes, analisou os melhores trabalhos, levando em consideração a originalidade e a criatividade em relação ao tema proposto. Os autores dos melhores textos foram premiados com notebook e aparelhos de MP3, bem como o professor que orientou a redação vencedora. Todos os participantes receberam certificados.

O prefeito de Pinhais, Luiz Goulart Alves, parabenizou a Amatra pela iniciativa da Amatra de conscientizar as crianças sobre seus direitos e deveres e, principalmente, sobre as formas de acesso à Justiça. “O Poder Judiciário é uma importante ferramenta que diminui conflitos e orienta pessoas ao melhor convívio e por isso tem que estar cada vez mais próximo da sociedade”, afirmou Luizão.

Também participaram da cerimônia a secretária municipal de Educação, Rosa Maria de Jesus Colombo, o procurador geral do município, Edson Galdino Vilela de Souza, a diretora Administrativa da Amatra IX, Valéria Rodrigues Franco da Rocha, a juíza Adayde Santos Cecone, titular da 20ª Vara do Trabalho de Curitiba, e a juíza Rosiris Rorigues Ribeiro, titular da 14ª VT de Curitiba, que coordenou ao lado da juíza Odete a implantação do programa TJC em Pinhais.