24 de novembro de 2017

TJC: coordenadores regionais definem metas para 2018

Coordenadores do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania de diversas Amatras reuniram-se ontem e hoje (23 e 24/11), em Belo Horizonte, no 12º Encontro Nacional do TJC. O associado José Vinicius de Sousa Rocha, coordenador regional do programa, participou do evento representando a Amatra IX.

Durante o encontro, foram definiram as diretrizes e ações estratégicas para o próximo ano. Os coordenadores estabeleceram a implementação de novas temáticas, como a discriminação e inclusão de deficientes no mercado de trabalho, além da valorização e a importância da Justiça do Trabalho na concretização dos direitos sociais.

Nesse sentido, sugestionou-se a realização de evento dedicado à cidadania, com objetivo de disseminar o trabalho da Anamatra e das Amatras. Também foi pontuada a necessidade de promover palestras aos juízes que aplicam o Programa nas escolas, com profissionais de diversas áreas, como pedagogos e psicólogos, com o objetivo de auxiliar na qualificação do magistrado.

Alterações na cartilha do TJC

Em razão da Lei 13.467/17 (Reforma Trabalhista), a diretora de Cidadania e Direitos Humanos da Anamatra, Luciana Conforti, informou que foi necessária a criação de um encarte para a Cartilha do Trabalhador, distribuída aos estudantes que participam do programa. O encarte traz algumas das principais mudanças na lei trabalhista, como questões relacionadas ao parcelamento de férias, contratos de trabalho, teletrabalho e trabalho intermitente etc.

A dirigente da Anamatra revelou que a intenção é realizar uma revisão geral da cartilha, a partir de sugestões dos coordenadores regionais. Outro ponto destacado pela diretoria diz respeito à necessidade de atualização dos dados do TJC em cada região, a fim de facilitar a ampliação do Programa nas questões envolvendo, por exemplo, o compartilhamento dos convênios e parcerias, diretrizes implementadas, número de professores e alunos beneficiados, entre outros dados relevantes.

Ao final das discussões, os coordenadores decidiram que o próximo Encontro Nacional será realizado no estado de Pernambuco e organizado pela Amatra VI, nos dias 22 e 23 de novembro de 2018.

(Com informações e fotos da Anamatra)