20 de novembro de 2019

Palestra na EMAP com o autor da obra “Ulisses de James Joyce: um estudo”

Amanhã (21/11), às 19h, a Escola de Magistratura do Paraná (EMAP) promove palestra com Abdon Franklin de Meiroz Grilo, autor da obra “Ulisses de James Joyce: um estudo”. O palestrante é pai da associada da Flávia Teixeira de Meiroz Grilo e da procuradora de Justiça aposentada Valéria Teixeira de Meiroz Grilo.

O encontro é organizado em parceria com a Academia Paranaense de Letras Jurídicas, a Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar) e a Associação Paranaense do Ministério Público (APMP).

Sobre a obra

Abdon Franklin de Meiroz Grilo foi instigado a publicar um estudo sobre Ulisses, de James Joyce, a partir de anotações para guiar e estimular leitores. Criou o site https://ulissesjoyce.wordpress.com, como obra aberta e sujeita a alterações e acréscimos. Em 2017, lançou o livro para apoio à leitura das três traduções para o português feitas para Ulisses. Além das notas de apoio, existem análises de personagens, temas, motivos e símbolos. Depois da resenha, para cada episódio, há colação entre a canção do poema homérico Odisseia e o episódio correspondente de Ulisses.

Sobre o autor

Abdon Franflin de Meiroz Grilo nasceu em Natal/RN e se graduou em Medicina no Recife/PE. Além de médico, foi militar. No exercício desta última atividade, residiu em sete cidades. Ao se aposentar, se fixou em Santa Maria/RS, onde viveu por dois anos nos anos 80. Na cidade, além de cultivar amizades e ter encontrado sua companheira Anisia, voltou a frequentar a universidade, licenciando-se em Filosofia e cursando História e Teologia. Apreciador da literatura desde a infância, na adolescência entrou em contato com a obra de James Joyce.

Serviço
Data: 21/11/2019
Horário: 19h
Local: Escola da Magistratura do Paraná – Rua Ernâni Santiago de Oliveira, 87, Centro Cívico, Curitiba/PR.
Entrada franca.