14 de abril de 2023

Magistrados e Magistradas do Trabalho do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul reúnem-se em Florianópolis

Magistrados e Magistradas da Justiça do Trabalho do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul estão reunidos em Florianópolis para o Encontro das AMATRAs do Sul. O evento, que começou nesta quinta-feira (13), tem como tema central “A Agenda 2030 e os desafios do Poder Judiciário”.

Juízes Márcio Lima de Amaral, Felipe Calvet, Patrícia Sant´Anna e Luiz Colussi

A cerimônia de abertura contou com a presença do presidente da Anamatra, juiz Luiz Colussi, da presidente da Amatra 12/SC e diretora de Comunicação da Anamatra, juíza Patrícia Sant´Anna, do presidente da Amatra 9/PR e membro do Conselho Fiscal da Anamatra, juiz Felipe Calvet, e do presidente da Amatra 4/RS, juiz Márcio Lima do Amaral.

Na ocasião, os dirigentes associativos deram as boas-vindas aos participantes e ressaltaram a importância da iniciativa de realizar um evento conjunto. “Em tempos tão difíceis, o intuito deste encontro é o encontro, a união e confraternização entre todos os presentes, festejar as nossas histórias e as nossas vidas, que são tão diferentes e ao mesmo tempo tão iguais”, frisou o juiz Márcio do Amaral.

“Acredito que temos aqui uma oportunidade única de fortalecer os laços de amizade e cooperação entre nossas Associações, e compartilhar conhecimentos e experiências em prol de uma Magistratura mais unida, especialmente diante dos inúmeros desafios institucionais que estamos enfrentando”, afirmou o juiz Felipe Calvet.

“Apesar da felicidade que sinto, não posso deixar de afirmar que passamos, sim, por momentos difíceis em nossa Magistratura do Trabalho, talvez sem precedentes históricos, e, agora, neste evento, neste local, temos a oportunidade de estarmos juntos, de nos reunir, nos ver, para sentirmos pertencimento, identidade”, enfatizou a juíza Patrícia Sant´Anna.

O presidente da Anamatra, juiz Luiz Colussi, parabenizou as Associações regionais pela organização do evento. “É fundamental proporcionar momentos como este, que oportunizam o fortalecimento dos laços associativos e de amizade”, disse.

Colussi também destacou a escolha do tema do encontro. “A Agenda 2030 é um norte, uma busca intensa do aperfeiçoamento e da defesa do trabalho decente. E o Poder Judiciário precisa estar alinhado aos objetivos de desenvolvimento sustentável e metas”, pontuou.

O magistrado falou, em especial, do objetivo de desenvolvimento sustentável número 8, que trata da promoção do crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, do emprego pleno e produtivo, do trabalho decente para todos; bem como da meta 8.8, que consiste em proteger os direitos trabalhistas e promover ambientes de trabalho seguros e protegidos para todos os trabalhadores.

Programação

Juízes Felipe Calvet, Marcio do Amaral e Patrícia Sant´Anna, os desembargadores Francisco Rossal de Araújo e Arion Mazurkevic, e o juiz Luiz Colussi

O vice-presidente do TRT-PR, desembargador Arion Mazurkevic abriu a programação com palestra sobre “Os desafios da gestão do Poder Judiciário”. Na sequência, o presidente o presidente do TRT-RS, desembargador Francisco Rossal de Araújo, falou sobre “A existência da Justiça do Trabalho para o futuro”.

Para o segundo dia do evento, nesta sexta-feira (14), estão previstas palestras do ministro Alberto Bastos Balazeiro, do Tribunal Superior do Trabalho, e da juíza Noemia Porto, ex-presidente da Anamatra. Eles abordarão questões relacionadas ao trabalho verde, dimensão social da sustentabilidade, desenvolvimento econômico sustentável e desafios jurídicos do milênio.

Encerrando a programação cultural, a escritora Dalva Maria Soares ministrará palestra sobre literatura, trabalho, juventude e transversalidades. O encontro terá, ainda espaço para o Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem e para o Programa Trabalho Seguro, além de promover uma reunião do presidente da Anamatra com associados e associadas com o objetivo de discutir assuntos institucionais.