16 de dezembro de 2016

Ex-presidente da Amatra IX coordenará desenvolvimento de ferramenta nacional para edição de textos em processos judiciais

12-16-interna

O juiz Bráulio Gabriel Gusmão, titular da 4ª Vara do Trabalho de Curitiba e ex-presidente da Amatra IX, coordenará o grupo instituído pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) para desenvolver uma ferramenta de edição de textos com funcionalidades específicas para os processos judiciais eletrônicos.

Integrantes do grupo de trabalho apresentaram detalhes do projeto do “EditorPJe” ao presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná, desembargador Arnor Lima Neto.

O presidente informou que o Tribunal dispensará os melhores esforços para contribuir no planejamento e construção da solução tecnológica, destacando a ampla experiência do juiz Bráulio Gabriel Gusmão no aprimoramento dos processos eletrônicos, tanto no Regional paranaense quanto no período recente em que atuou como juiz-auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O juiz Bráulio Gusmão apontou que “há muito tempo os magistrados pedem uma ferramenta que apoie a construção de textos jurídicos no próprio computador ou mesmo off-line”. O futuro editor de textos, informou, será desenvolvido com base no Jus Redator, um aplicativo que muitos juízes já conhecem e utilizam. “Será um assistente com inteligência para dar agilidade ao trabalho do magistrado”, afirmou. Compõe a equipe de desenvolvimento o juiz Denilson Bandeira Coelho, um dos criadores do Jus Redator, que também participou da visita à Presidência do TRT-PR.

O Tribunal do Trabalho paranaense disponibilizará equipe técnica para desenvolver o projeto e apoiar o grupo, formado por magistrados de primeiro grau, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil e servidores da área tecnológica de vários TRTs e do Tribunal Superior do Trabalho.

O Ato do CSJT que criou o grupo de trabalho prevê cooperação com a Gerência Executiva do Pje do CNJ para que a solução seja adotada pelos demais segmentos do Judiciário brasileiro. Entre as funcionalidades que deverão ser incorporadas, e que já existem no Jus Redator, estão a disponibilização de calculadoras de jornada de trabalho e de prazo processual e o armazenamento de textos e fundamentos do magistrado.

O juiz-auxiliar da Presidência do TRT-PR, Fernando Hoffmann, acompanhou a visita dos integrantes do grupo de trabalho, juízes Alciane Margarida de Carvalho, titular da Vara do Trabalho de Inhumas (Goiás), e Denilson Bandeira Coelho, titular da 4ª Vara do Trabalho de Brasília, além dos servidores Antônio Pereira Lima Júnior, do CSJT, Pedro Chaves Braga, do TST, e o advogado Frederico Preuss Duarte, representante da OAB Nacional.

(Fonte e foto: Ascom TRT-PR)