3 de novembro de 2022

Culminância do Programa TJC é realizada em Arapongas

A Amatra IX realizou, na manhã desta quinta-feira (03/11), a culminância do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania em Arapongas (PR). Durante o evento, foram anunciados e premiados os melhores trabalhos do Concurso de Redação. Participaram do projeto estudantes e professores de três turmas do terceiro ano do ensino médio do Colégio Estadual Professora Ivanilde de Noronha.

Na ocasião, a juíza Sandra Cristina Zanoni Cembraneli Correia, titular da Vara do Trabalho do município e diretora de Direitos Humanos, Cidadania e Assistência Social da Amatra IX, falou sobre a importância do projeto, que tem como objetivo aproximar o Judiciário da sociedade por meio da educação. A magistrada enalteceu o engajamento dos educadores e alunos, agradecendo a todos pela dedicação e empenho.

As redações foram avaliadas por uma comissão formada pelas juízas Sandra Cembraneli Correia, Ana Paula Sefrin Saladini, titular da Vara do Trabalho de Cambé, Patrícia Benetti Cravo, titular da Vara do Trabalho de Rolândia e coordenadora regional da Amatra IX. “Ficamos muito felizes com a qualidade dos trabalhos apresentados e a capacidade criativa das alunas e alunos, que deve ser utilizada para a transformação positiva da sociedade”, avalia a diretora da Amatra.

No dia 21 de novembro, a Amatra IX realizará a culminância do Programa TJC no Colégio Estadual Santa Catarina, localizado no município de Coronel Domingos Soares (PR).

Sobre o TJC
Criado em 2004 pela Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), o TJC é desenvolvido regionalmente pelas Amatras e já beneficiou mais de 150 mil pessoas e 15 mil educadores em 22 estados e no Distrito Federal.

Por meio do Programa, magistrados do Trabalho em parceria com membros do Ministério Público, advogados, professores de Direito e servidores do Judiciário, levam noções básicas de direitos fundamentais, Direito do Trabalho, Direitos da Criança e do Adolescente, Direito do Consumidor, Direito Penal, ética e cidadania nas escolas, especialmente as públicas, de diversos estados e municípios.

Entre as ações realizadas, o Programa possibilita a visita dos alunos ao Poder Judiciário e a realização de culminâncias com a apresentação de trabalhos realizados pelos alunos com o acompanhamento dos professores e magistrados.

A Cartilha do Trabalhador é o principal instrumento de aplicação do TJC. Elaborada em linguagem simples e atrativa, permite ensinar direitos e deveres do cidadão, assim como o funcionamento da Justiça do Trabalho, de forma didática.