16 de julho de 2020

Associadas participam de webinar promovido pela Comissão Anamatra Mulheres

“Covid-19 – Meio Ambiente Laboral, Responsabilidades e Perspectiva de Gênero”. Esse foi o tema central de mais um webinar promovido pela Comissão Permanente Anamatra Mulheres. O evento ocorreu na terça-feira (14/7) e foi transmitido de forma simultânea pelo YouTube, Facebook e Instagram.

Foram abordadas questões relacionadas à salubridade do trabalho, possibilidade de opção pelo teletrabalho, direito potestativo de retirada dos trabalhadores em situação de risco, entre outros assuntos. “Tratar de meio ambiente do trabalho, especialmente durante a pandemia, não é só importante como desafiador”, pontuou a associada Vanessa Karam de Chueiri Sanches, que é representante da Região Sul na Comissão Anamatra Mulheres e moderou o webinar.

Na oportunidade, a desembargadora Marlene T. Fuverki Suguimatsu lembrou do esgotamento físico e mental das mulheres pelo acúmulo de tarefas e da falta uma divisão equânime dos serviços de casa. Nessa linha, falou da ausência no ordenamento jurídico brasileiro do direito de retirada, tendo em vista a vulnerabilidade do meio ambiente de trabalho, que permite a circulação do coronavírus.

A desembargadora também analisou a possibilidade de eventual direito subjetivo das mulheres para a escolha do teletrabalho. “Deve ser uma verdadeira escolha, pois a sobrecarga sem a rede habitual de apoio faz com que as mulheres se sintam condenadas ao trabalho. Se for realmente uma escolha, priorizar o teletrabalho é um dever da sociedade para com as mulheres”, disse.

O evento está disponível na íntegra no link: https://youtu.be/0MicU4JpQN8

Página Anamatra Mulheres – O webinar também marcou o lançamento da página Anamatra Mulheres, disponível no portal da Anamatra. Acesse aqui(Com informações das Anamatra)