13 de março de 2023

Amatra IX prestigia cerimônia de instalação da Ouvidoria da Mulher no TRT-PR

O TRT-PR realizou, na sexta-feira (10/3), a solenidade de instalação da Ouvidoria da Mulher. O espaço de escuta ativa e de acolhimento vítimas de violência e/ou sexismo fica localizado no piso térreo da sede do Tribunal e passa a receber relatos e denúncias de situações de assédio moral, sexual e discriminação de gênero no ambiente de trabalho ou nas dependências do Regional.

“A Amatra IX reconhece este momento histórico como importante passo de política pública inclusiva e que certamente contribuirá para coibir casos de assédio e discriminação pelo gênero relacionadas ao trabalho”, ressaltou a diretora de Relações Externas e Imprensa, juíza Tatiane Raquel Bastos Buquera, ao parabenizar o TRT pela iniciativa.

A Ouvidora do Tribunal, desembargadora Neide Alves dos Santos, explicou que as mulheres podem fazer relatos pessoalmente, via e-mail e pelo site da instituição. “Os casos que envolvam o ambiente de trabalho e questões dentro do próprio TRT serão encaminhados internamente. Já os comunicados que não estejam na alçada do tribunal, serão encaminhados aos órgãos competentes”, disse.

A cerimônia contou com a presença da Ouvidora Nacional da Mulher no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), desembargadora conselheira Tânia Regina Silva Reckziegel, e integrou a programação o evento Mulheres em Pauta – uma jornada de atividades de reflexão e celebração do universo feminino organizada pelo TRT-PR, com apoio da Escola Judicial e PAVIR – Comissão Permanente de Valorização e Inclusão Racial, para marcar a Semana Internacional da Mulher.  Saiba mais aqui.