5 de agosto de 2008

Cidadania: Amatra IX no combate à corrupção eleitoral

O presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho do Paraná (Amatra IX), Bráulio Gabriel Gusmão, participou ontem (4) do lançamento do Comitê Cidadania e Voto Consciente – iniciativa da OAB Paraná, que visa estimular a população a refletir sobre a importância do voto e a denunciar casos de corrupção eleitoral.

 

Nos próximos 60 dias, o comitê desenvolverá diversas ações, começando pela instalação de um núcleo para atender a população na sede da OAB, em Curitiba. O atendimento será feito pessoalmente ou pelo telefone (41) 3253-9840. Uma equipe de 66 advogados voluntários se revezará diariamente para analisar e encaminhar ao Ministério Público possíveis denúncias de casos de corrupção.

 

Mais de 20 representantes de diversos segmentos da sociedade paranaenses marcaram presença no lançamento e aderiram ao movimento. As instituições ficarão encarregadas pela difusão da proposta do voto consciente ao público de seu relacionamento. A Amatra IX, por exemplo, promoverá ampla campanha de divulgação aos associados e distribuição de folderes e cartazes nos Fóruns Trabalhistas de todo o estado. 

 

“Este é o momento de mostrarmos à sociedade a importância do voto consciente. O eleitor precisa ocupar a posição de ativo no regime democrático, tornando-se o principal agente no combate à corrupção eleitoral”, ressalta Bráulio Gusmão.

 

As entidades devem, ainda, discutir uma agenda mínima de propostas que será apresentada aos candidatos nas eleições municipais deste ano. A idéia é que os candidatos eleitos adotem plataformas de governo com planos eficientes para o combate à desigualdade social e para o aprimoramento da prestação de serviços públicos básicos, como educação e saúde.


Manifesto do Comitê Cidadania e Voto Consciente

Nós, representantes da sociedade civil organizada, integrantes do Comitê Cidadania e Voto Consciente, queremos propor a todos os eleitores do Paraná uma reflexão. As eleições municipais de 2008 coincidem com o aniversário de 20 anos da promulgação da Constituição da República, num momento em que a sociedade brasileira se vê muito longe da justiça social. É preciso responsabilidade para exercer a cidadania, fazer valer a democracia conquistada e decidir nosso próprio destino.

À luz desses princípios é que gostaríamos de inspirar os votos dos eleitores paranaenses. Cada cidadão pode ser um agente transformador da sociedade se assumir a responsabilidade pelo seu voto. Não há outro meio de colocar a política nacional num rumo mais adequado do que o exercício consciente da cidadania, pelo voto e pela fiscalização permanente dos atos dos administradores públicos. É preciso verificar se os candidatos incluem nas suas plataformas planos eficientes para o combate à desigualdade social e para o aprimoramento da prestação de serviços públicos básicos, como educação e saúde.

Assim, movidos por um compromisso democrático que assumimos, oferecemos nossa contribuição através do Comitê Cidadania e Voto Consciente e convidamos outras instituições igualmente comprometidas a participar desse projeto.

Ao eleitor, o Comitê vai oferecer informações e uma estrutura de apoio para ajudá-lo a agir no combate à compra de votos, ao uso eleitoral da máquina administrativa e à corrupção eleitoral, com o encaminhamento de possíveis denúncias ao Ministério Público. Aos candidatos, propugnamos o compromisso com a transparência e a ética na gestão e com uma agenda positiva de ações e programas que contribuam para alavancar o desenvolvimento local.

Associação Comercial do Paraná
Associação dos Magistrados do Trabalho
Associação dos Procuradores do Estado do Paraná
Associação Juízes para a Democracia
Associação Médica do Paraná
Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
Conselho Regional de Corretores de Imóveis
Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia
Conselho Regional de Medicina
Conselho Regional de Odontologia
Conselho Rergional dos Representantes Comerciais
Creci-PR
Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Federação do Comércio do Paraná
Instituto de Engenharia do Paraná
Ministério Público do Paraná
Movimento pela Ética na Política
OAB Paraná
Ocepar
PUC Paraná
Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná
Sindicato dos Representantes Comerciais do Paraná
Sinvenpar – Sindicato dos Empregados do Comércio e vendedores de Produtos Farmacêuticos