23 de novembro de 2017

Amatra IX lamenta a morte do associado Wagner Drdla Giglio

NOTA DE PESAR

A Associação dos Magistrados do Trabalho da 9ª Região – AMATRA IX recebeu com profundo pesar a notícia do falecimento do associado e um dos fundadores da entidade, professor Wagner Drdla Giglio, ocorrido na manhã desta quinta-feira (23/11), aos 87 anos, em São Paulo (SP).

Magistrado de carreira, Wagner Drdla Giglio foi um dos grandes do panteão nacional de juslaboralistas, considerado um dos maiores especialistas em Direito Processual do Trabalho. Foi juiz do Trabalho na 2ª Região (São Paulo) de 1957 a 1976, quando foi promovido por merecimento a juiz do TRT da 9ª Região, tendo sido vice-presidente do Regional paranaense de dezembro de 1980 a julho de 1981. Aposentou-se naquele ano, voltando a exercer a advocacia.

Autor de diversos livros, artigos e colaborações em obras publicadas no Brasil, no México, no Peru, na Argentina, na Espanha e na Itália, era membro fundador da Academia Nacional de Direito do Trabalho, do Instituto Pernambucano de Direito do Trabalho, da Academia Internacional de Jurisprudência e Direito Comparado e da Academia Latinoamericana de Derecho Procesal del Trabajo, comendador da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho e da Ordem do Mérito do Trabalho.

A Amatra IX solidariza-se aos amigos e familiares do mestre Wagner Drdla Giglio neste momento de extrema dor e perda irreparável.

Em março do ano passado, Wagner Drdla Giglio foi agraciado com a Comenda da Ordem das Araucárias do TRT do Paraná. Ele integrou a primeira composição de juízes da instalação da 9ª Região Trabalhista e recebeu a medalha no grau Comendador, por indicação do desembargador Cassio Colombo Filho. Na oportunidade, o jurista afirmou que passou na 9ª Região Trabalhista “os cinco melhores anos da vida”. “Não tenho palavras. Confesso que estou emocionado. Honra-me muito a Ordem das Araucárias”, declarou o professor.