10 de maio de 2019

Dirigentes associativos assistem ao documentário “A Juíza”

A presidente da Amatra IX, Camila Gabriela Greber Caldas, dirigentes da Anamatra, AMB e de associações regionais participaram de sessão especial de lançamento do documentário “A Juíza”, na sede do Supremo Tribunal Federal (STF), na tarde de quarta-feira (8/5). A obra retrata a trajetória da ministra da Suprema Corte dos Estados Unidos, Ruth Bader Ginsburg, pioneira na luta pelos direitos das mulheres.

De acordo com o presidente do STF, ministro Dias Toffoli, a exibição do longa faz parte da estratégia de mobilização do Judiciário brasileiro em torno dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), em especial o que trata sobre a equidade de gênero. Ao citar dados sobre a participação feminina no Judiciário nacional, ele destacou a importância de incluir a discussão de gênero na agenda do STF.

“O documentário é extraordinário, assim como a vida da juíza Ruth Bader Ginsburgs, que construiu sua carreira lutando pela igualdade de gênero. É um filme inspirador, tanto para mulheres quanto homens, e deveria passar a ser obrigatório nos cursos de formação de magistrados, justamente para nos lembrar da importância de debater o tema, especialmente no momento em que vivemos”, avalia a presidente da Amatra IX, Camila Caldas.

O documentário, dirigido por Betsy West e Julie Cohen foi lançado no Festival de Sundance, em 2018, e recebeu indicações ao Oscar de Melhor Documentário e Melhor Canção Original. A produção chega ao circuito brasileiro no dia 23 de maio. Veja o trailer:

(Com informações e foto da AMB)