30 de agosto de 2018

Associados participam de Encontro Anual da Amatra IX em Gramado/RS

Cerca de 200 pessoas participaram do Encontro Anual da Amatra IX, realizado de 23 a 26 de agosto, no hotel Wish Serrano em Gramado (RS). Apesar das baixas temperaturas na serra gaúcha, o clima predominante durante o evento foi o de confraternização entre associados e familiares.

Na cerimônia de abertura, a presidente da Amatra IX, Camila Gabriela Greber Caldas, agradeceu a parceria da Direção da Escola Judicial e do TRT da 9ª Região, assim como a expressiva participação dos associados, em especial dos aposentados. “Nosso evento permite esse reencontro em consonância com recente deliberação do Conamat, que visa permitir a participação de magistrados jubilados, como discentes ou docentes, nos cursos promovidos pelas escolas judiciais”, ressaltou a dirigente.

A programação cultural foi organizada pela EJ e abordou questões relativas às recentes alterações na CLT e seus reflexos nas relações trabalhistas. A conferência de abertura foi ministrada pela advogada Carla Teresa Martins Romar, perita em Relações Trabalhistas da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e professora de Direito do Trabalho na USP, que discorreu sobre o tema “Princípios do Direito do Trabalho e Reforma Trabalhista.

A conferencista ressaltou a importância de compreender as mudanças que vêm ocorrendo no campo das relações de trabalho.  “Não podemos analisar a nossa reforma de forma isolada. A OIT, por exemplo, está dedicada a realizar um estudo aprofundado sobre o futuro do trabalho no mundo, analisando novas formas de emprego, o impacto das variações demográficas e do uso da tecnologia”, disse Carla lembrando que a organização instituiu no ano passado a Comissão Global sobre o Futuro do Trabalho.

Para a professora, a nova ordem mundial exige uma alteração na maneira de se interpretar e aplicar os princípios do Direito do Trabalho. “O que se busca não é o desregramento e a mitigação da proteção conquistada e dispensada ao trabalhador, mas uma evolução refletida na dinamização dos princípios do Direito do Trabalho como forma de melhor compreender as situações fáticas vivenciadas, solucionando litígios sem deixar de atender a realidade social e seus interesses”, afirmou.

Segundo Romar, os princípios protetivos que norteiam o Direito do Trabalho não podem ser aplicados de forma absoluta e imutável às novas relações de trabalho trazidas pela nova ordem econômica globalizada, mas que, ao contrário, necessitam, dentro das perspectivas expostas e em prol da coletividade, de um novo olhar.  “O direito contemporâneo não é uma ruptura com o direito clássico”, pontuou.

Diálogos

 

 

 

 

 

 

 

A programação cultural teve continuidade na manhã do dia 24 com “Diálogos sobre Processo do Trabalho e Processo Civil”, contando com exposições do diretor da Escola Judicial do TRT da 2ª Região, desembargador Adalberto Martins, e do desembargador Clayton de Albuquerque Maranhão, do Tribunal de Justiça do Paraná. As atividades foram presididas pelo ministro Márcio Eurico Vitral Amaro, do Tribunal Superior do Trabalho. O primeiro painel tratou do tema “Honorários de Sucumbência e Custas” e o segundo abordou a questão da “Produção Antecipada de Provas e Exibição de Documentos”.

Brasília

O diretor de Assuntos Legislativos da Anamatra e ex-presidente da Amatra IX, Paulo da Cunha Boal, participou do Encontro Anual representando a entidade nacional. O dirigente conversou brevemente com os associados a respeito da tramitação de projetos de interesse da Magistratura no Congresso Nacional. Também comentou sobre o cenário político, reajuste do subsídio e orçamento do Poder Judiciário.

 

 

Festa de encerramento

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Encontro Anual da Amatra IX encerrou com uma festa temática de cinema, animada pelo show da banda Trama Trio. Os associados-mirins também tiveram diversão garantida com uma apresentação de mágica em espaço especialmente reservado para a Amatra Kids.

“Cada detalhe da festa foi pensado com muito carinho. Ver os colegas reunidos, dançando e aproveitando cada minuto nos deu a certeza de que valeu o esforço para organizar esse grande evento. Obrigada a todos que participaram”, declarou a diretora de Eventos e Convênios da Amatra IX, Jacqueline Aíses Ribeiro Veloso.

Transparência  – A planilha geral de custos para organização do Encontro Anual será disponibilizada em breve na área restrita do site da Amatra IX. Os associados serão informados na data de publicação do documento.