Semana Institucional: Magistrados aprovam 30 proposições
A II Semana Institucional da Magistratura da Justiça do Trabalho encerrou, na quinta-feira (27/9), com aprovação de 30 proposições voltadas ao aperfeiçoamento da gestão administrativa e da atividade jurisdicional do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná. O encontro, promovido pela Escola Judicial, com apoio da Amatra IX, proporcionou cinco dias de discussão e reflexão sobre temas de interesse da sociedade e do Poder Judiciário, relacionados às rotinas diárias dos magistrados.
Cerca 170 magistrados participaram desta segunda edição do evento. Divididos em quatro grupos, eles analisaram e debateram 45 proposições no seguintes eixos temáticos: Direito Processual do Trabalho e Gestão Processual, Direito do Trabalho e Política Judiciária e PJE/JT – Gestão Institucional. “Foi um período de discussões profícuas, que contribuirão de forma significativa no engrandecimento da Justiça do Trabalho, pois pensamos conjuntamente, primeira e segunda instância, na realidade da nossa instituição, ao mesmo tempo em que apresentamos propostas que repercutirão na melhoria da prestação jurisdicional”, afirma a desembargadora Rosemarie Diedrichs Pimpão, presidente do TRT PR.
A diretora da Escola Judicial, desembargadora Marlene Teresinha Fuverki Suguimatsu, avaliou o encontro “como muito produtivo e de agrado dos juízes. Ouvi elogios em relação aos temas dos debates, às condições dos trabalhos”. A magistrada destacou as discussões acerca do PJE/JT. “As deliberações sobre esse tema, além de serem de interesse de todos os juízes, serão enviadas ao Corregedor-geral da Justiça do Trabalho a fim de contribuir para a melhoria do sistema”, acrescentou.
Para o presidente da Amatra IX, juiz Fabrício Nogueira, “o encontro possibilitou o debate igualitário de temas de grande relevância para a sociedade, para o aprimoramento da prestação jurisdicional, além discutir as condições de saúde da magistratura e as suas condições de trabalho”.
Segundo o coordenador da Escola Judicial, juiz Paulo Henrique Kretzschmar e Conti, “o evento cumpriu todos os objetivos e ainda serviu para o reencontro e troca de experiências entre os colegas das unidades regionais do estado”. Na mesma linha, o desembargador Arion Mazurkevic considerou que “os trabalhos da II Semana Institucional consolidaram a importância de uma reflexão anual que permite a participação e a congregação de todos os juízes do Paraná. Temos acesso a diversos pontos de vista. É possível compreender as necessidades e dificuldades dos colegas, e a razão de certos procedimentos”.