10 de novembro de 2015

TRT-PR promove nesta semana III Fórum de Sustentabilidade – Cidadania e Justiça

Nesta semana, quinta e sexta-feira (12 e 13/11), a Comissão de Responsabilidade Socioambiental do TRT-PR promove, com apoio da Amatra IX,  o III Fórum de Sustentabilidade – Cidadania e Justiça.  O encontro trará a Curitiba ministros do Tribunal Superior do Trabalho e do Tribunal de Contas da União, entre outros convidados de renome nacional, para debater aspectos ambientais, sociais e econômicos da sustentabilidade.

Durante o evento, o TRT do Paraná anunciará a adesão à campanha das Nações Unidas “ElesPorElas” (HeForShe) voltada à eliminação de todas as formas de discriminação contra a mulher. O Tribunal também dará formalmente apoio à campanha do Ministério Público Federal intitulada “10 Medidas Contra a Corrupção”.

ELES POR ELAS
Criado pela ONU Mulheres, o movimento ElesPorElas é um esforço global para envolver homens e meninos na remoção das barreiras sociais e culturais que impedem as mulheres de atingir seu potencial, e ajudar homens e mulheres a modelarem juntos uma nova sociedade. Para a ONU Mulheres, a voz dos homens é poderosa para difundir para o mundo inteiro que a igualdade para todas as mulheres e meninas é uma causa de toda a humanidade. O TRT do Paraná está entre os primeiros órgãos públicos a apoiar a campanha no País, que foi lançada em junho e pretende, até o final do ano, angariar 100 mil assinaturas de apoio.
10 MEDIDAS
O Ministério Público Federal (MPF) comanda uma campanha nacional que busca 1,5 milhão de assinaturas para apresentar projeto de lei de iniciativa popular ao Congresso Nacional e aprimorar a prevenção e o combate à corrupção e à impunidade. O III Fórum de Sustentabilidade – Cidadania e Justiça apoia as “10 Medidas Contra a Corrupção”, que estão detalhadas em www.dezmedidas.mpf.mp.br, onde também é possível assinar a ficha de apoio. Entre outros resultados, as medidas buscam agilizar a tramitação das ações de improbidade administrativa e das ações criminais; instituir o teste de integridade para agentes públicos; criminalizar o enriquecimento ilícito; aumentar as penas para corrupção de altos valores; responsabilizar partidos políticos e criminalizar a prática do caixa 2; revisar o sistema recursal e as hipóteses de cabimento de habeas corpus; alterar o sistema de prescrição; instituir outras ferramentas para recuperação do dinheiro desviado.
Confira aqui a programação completa do III Fórum de Sustentabilidade.
(Fonte: Ascom TRT-PR)