28 de maio de 2012

Revista Eletrônica do TRT PR é lançada durante Encontro Nacional de Conciliação

Magistrados, servidores e representantes da justiça nacional acompanharam o lançamento da sétima edição da Revista Eletrônica do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná durante a abertura do I Encontro Nacional de Conciliação da Justiça do Trabalho, realizado de 23 a 25 de maio, em Curitiba.

A presidente do Tribunal, desembargadora Rosemarie Diedrichs Pimpão, declarou que “o lançamento ocorre numa data oportuna, revelando feliz sintonia entre a Administração do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região e a Escola Judicial, que é de todo independente nas políticas que implementa para pauta e agenda acadêmica”.

A desembargadora explicou que “ambas estão atentas à sinalização de tendência processualística que se evidencia pela aproximação das partes contendoras, facilitando-lhes o entendimento como pressuposto para a pacificação dos dois pilares sobre os quais se assentam a produção econômica e as relações sociais: trabalho e capital”.

De cunho temático, a Revista Eletrônica traz, nesta edição como fio condutor, o tema conciliação, com artigos do juiz do trabalho Eduardo Milléo Baracat, da juíza Silvana Souza Netto Madalozzo, conjuntamente com a professora de direito Dirceia Moreira e a psicóloga Glaucia Myara Niedermeyer Orth, dos advogados Carlos Eduardo Koller e Marco Antônio César Villatore, no cotejamento de diferentes escolas de pensamento jurídico.

A revista traz ainda artigos da servidora do TRT paranaense Marieta Giannico de Coppio Siqueira Nobile, da juíza Morgana de Almeida Richa e texto conjunto do desembargador Luiz Eduardo Gunther e o servidor Willians Franklin Lira dos Santos.

O desembargador Luiz Eduardo Gunther, orientador do grupo de trabalho e pesquisa da Revista Eletrônica, enfatiza a importância desta mídia como fonte propagadora da cultura da conciliação, ao mesmo tempo que serve de fonte de pesquisa para estudantes, professores, magistrados e pesquisadores. “O fato da revista ser temática facilita a busca, ao mesmo tempo em que garante material de qualidade para consulta”, enfatiza.

Acesse a Revista – http://www.mflip.com.br/pub/escolajudicial

(Fonte: Escola Judicial da 9ª Região)