22 de novembro de 2022

Programa TJC: Amatra IX promove culminância em Coronel Domingos Soares

Alunos e professores do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Santa Catarina, no município de Coronel Domingos Soares, participaram ontem (21/11) da Culminância do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC).

O evento, promovido pela Amatra IX , foi marcado pela apresentação e premiação dos melhores trabalhos artísticos. ​De forma lúdica, os alunos puderam demonstrar o que aprenderam durante o programa TJC.

“Foi uma verdadeira celebração da cidadania, que é o intuito maior do programa ao estimular a disseminação entre estudantes de noções de direito e justiça”, afirma o juiz José Vinicius de Sousa Rocha, titular da Vara do Trabalho do Palmas e coordenador regional do Programa TJC.

Sobre o TJC

O Programa TJC é uma iniciativa da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), desenvolvida regionalmente pelas Amatras e que já beneficiou mais de 150 mil pessoas e 15 mil educadores em 22 estados e no Distrito Federal.

Por meio do Programa, magistrados do Trabalho em parceria com membros do Ministério Público, advogados, professores de Direito e servidores do Judiciário, levam noções básicas de direitos fundamentais, Direito do Trabalho, Direitos da Criança e do Adolescente, Direito do Consumidor, Direito Penal, ética e cidadania nas escolas, especialmente as públicas, de diversos estados e municípios.

Entre as ações realizadas, o Programa possibilita a visita dos alunos ao Poder Judiciário (confira aqui como foi a visita dos estudantes Colégio Estadual Santa Catarina ao Fórum Trabalhista de Palmas), além da realização de culminâncias com a apresentação de trabalhos realizados pelos alunos com o acompanhamento dos professores e magistrados.

A Cartilha do Trabalhador é o principal instrumento de aplicação do TJC. Elaborada em linguagem simples e atrativa, permite ensinar direitos e deveres do cidadão, assim como o funcionamento da Justiça do Trabalho, de forma didática.