24 de junho de 2014

Morre professor Amauri Mascaro Nascimento

Jurista ministrou a aula inaugural da Ematra-PR
Jurista ministrou a aula inaugural da Ematra-PR/ Foto: acervo Amatra

Faleceu nesta terça-feira (24/6), aos 82 anos, o advogado Amauri Mascaro Nascimento, em decorrência de um câncer. O corpo será velado a partir das 18h no Salão Nobre da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. A Amatra IX lamenta a perda de um dos maiores nomes do Direito do Trabalho do país.

Fundador do escritório Mascaro Nascimento, ele também foi juiz do Trabalho, promotor de Justiça e chefe da Consultoria Jurídica do Ministério do Trabalho. É autor de 30 livros, entre eles Teoria Geral do Direito do Trabalho e Curso de Direito do Trabalho. No início da carreira na Magistratura atuou na então Junta de Conciliação e Julgamento de Londrina.

Mascaro Nascimento faz parte da história da Escola da Associação dos Magistrados do Trabalho do Paraná (Ematra-PR). Ele ministrou a aula inaugural do primeiro curso de atualização em Direito e Processo do Trabalho, no dia 8 de março de 1999. Na ocasião, discorreu sobre o tema “Um terceiro caminho para o Direito do Trabalho”.

Em nota, o desembargador do TRT da 9ª Região Cassio Colombo Filho, que é professor da Ematra-PR, lamentou profundamente a morte do jurista:

Hoje o direito está enlutado.
 
Diversas entidades lamentam a perda do saudoso mestre AMAURI MASCARO NASCIMENTO.
 
Tribunais, Ministério Público, Academias de Ensino Jurídico, Escritórios, Associações, enfim, todos os lugares por onde peregrinou e receberam a influência de sua marcante doutrina.
 
Mais que todas estas entidades, há uma disciplina jurídica ressentida – o Direito do Trabalho – que perdeu um de seus maiores e mais preparados cultores.
 
Quem teve a honra e o privilégio de conviver e aprender diretamente da fonte do Prof. AMAURI pode testemunhar que se foi um dos grandes mestres, que muito contribuiu para o desenvolvimento do juslaboralismo pátrio.
 
Associados à AMATRA IX há ex-alunos e amigos diretos que sentem muito a irreparável perda, e por isso a nossa Associação e a EMATRA-PR fazem coro à uníssona e expressiva voz de pesar, lamentando profundamente o falecimento do dileto mestre.
 
Obrigado Prof. AMAURI pelo período em que brindou-nos com seus ensinamentos, amizade, modéstia e cortesia.
 
CASSIO COLOMBO FILHO
Desembargador do TRT da 9ª Região

Professor da Ematra-PR