18 de maio de 2026

Ministra Morgana de Almeida toma posse na Academia Brasileira de Direito do Trabalho

Ministra Morgana de Almeida/ Foto: Ascom TRT-PR

A ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Morgana de Almeida tomou posse, na última sexta-feira (15/5), como nova integrante da Academia Brasileira de Direito do Trabalho (ABDT), em solenidade realizada na sede do TRT do no Paraná.  Ex-presidente da Amatra IX e sócia honorária da entidade, ela passa a ocupar a cadeira nº 7 da ABDT, cujo patrono é o jurista Carlos Maximiliano Pereira dos Santos.

A cerimônia contou com a presença do vice-presidente da Amatra IX, Luciano Coelho, e da diretora de Esportes e Qualidade de Vida da entidade, Vanessa Sanches, além de magistrados(as), associados(as), servidores(as), advogados(as) e membros do Ministério Público.

A cadeira foi anteriormente ocupada pelo ministro do TST João Oreste Dalazen, também ex-presidente da Amatra IX, falecido em 2024. A eleição de Morgana de Almeida para a vaga ocorreu em dezembro de 2025. Natural de Toledo (PR), a ministra destacou em seu discurso (LEIA AQUI) a emoção de tomar posse no tribunal do qual é “filha”, onde exerceu a magistratura por 29 anos.

Ela agradeceu à família, colegas e professores, além de homenagear mulheres que marcaram sua trajetória, especialmente sua mãe, professora de geografia, de quem herdou os valores ligados ao conhecimento e à ética.

Durante a fala, a acadêmica também refletiu sobre o papel civilizatório do Direito do Trabalho e os desafios enfrentados pela área no século XXI. Defendeu a importância da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que definiu como um dos grandes marcos jurídicos do século XX, e ressaltou a necessidade de instituição do Código de Processo do Trabalho.

A ministra ainda abordou questões relacionadas à liberdade de expressão e ao consumo acelerado de informações na era digital. “Por isso as academias importam”, afirmou ao destacar a relevância da produção, armazenamento e análise do conhecimento.

A abertura do evento foi conduzida pelo presidente do TRT-PR, desembargador Arion Mazurkevic. Representando a ABDT, participou o desembargador do TRT-CE Paulo Regis Machado Botelho. A mesa da solenidade foi conduzida pelo advogado Célio Pereira Oliveira Neto, enquanto a apresentação da homenageada ficou a cargo do desembargador aposentado Ney José de Freitas.

Antes da solenidade, a atriz curitibana Simone Spoladore apresentou recital de poesias com obras de escritoras paranaenses, entre elas Helena Kolody, Alice Ruiz e Luci Collin.

A posse da ministra antecedeu a realização do 41º Colóquio da ABDT, que debateu o tema “Anteprojeto do Código de Processo do Trabalho”. Fundada em 1978, a Academia Brasileira de Direito do Trabalho reúne estudos e pesquisas voltados ao Direito e ao Processo do Trabalho.

Associados Guilherme Amin, Karina Pires, ministra Morgana de Almeida, vice-presidente da Amatra, Luciano Coelho, e a diretora de Esportes e Qualidade de Vida, Vanessa Sanches