13 de setembro de 2024

Lançado portal da campanha ‘Assédio Não’, que concentra canal de denúncias e informações sobre assédio eleitoral

Entrou no ar nesta sexta-feira (13) o site da campanha “Assédio Não”, para prevenir casos de coação, intimidação, ameaça, humilhação ou constrangimento para influenciar ou manipular o voto ou a orientação política. As informações estão disponíveis no endereço www.assedionao.org.br. A página é responsiva ao acesso em computadores, tablets e celulares. Em um só local, estão concentradas informações para ajudar a definir o que é o assédio eleitoral, exemplos da prática, canais de denúncias e orientações para as empresas prevenir internamente o problema.

A campanha ‘Assédio Não’ é uma realização conjunta do Ministério Público do Trabalho (MPT), Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR), Procuradoria Regional Eleitoral (PRE), Ordem dos Advogados do Brasil Seção do Paraná (OAB-PR) e Ministério Público do Estado do Paraná (MPPR). A Universidade Federal do Paraná (UFPR) é apoiadora. Nesta sexta-feira, o presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Edson Vasconcelos, e o vice-presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio), Paulo César Nauiak, assinaram o apoio das duas entidades à campanha, com o compromisso de divulgar internamente as informações aos associados.

Na oportunidade, o presidente do TRT-PR, desembargador Célio Horst Waldraff, ressaltou que a premissa da campanha “Assédio Não!” é a prevenção e a conscientização. “Essa é a tônica, todas as iniciativas serão tomadas no sentido de conscientizar e prevenir. Evidentemente que consumado o ato de assédio eleitoral, as medidas repressivas serão tomadas. Gostaríamos de evitá-las. Quero agradecer a disposição de todos que aderiram a esse pacto”, disse.

A cerimônia de lançamento do site ocorreu na sede da OAB Paraná. Também estiveram presentes, dentre outras autoridades, o procurador-chefe do MPT-PR, Alberto Emiliano de Oliveira Neto, a vice-procuradora-chefe do MPT-PR, Patricia Blanc Gaidex; o procurador regional Eleitoral, Marcelo Godoy; a desembargadora eleitoral substituta do TRE-PR, Tatiane de Cássia Viese; o promotor do MPPR, Régis Rogério Vicente Sartori; o presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho da 9ª Região (Amatra IX), Daniel Roberto de Oliveira; e a presidente da OAB-PR, Marilena Indira Winter.

 

 

Fotos: Jason Silva / Com informações da Ascom TRT-PR e MPT-PR