Dirigentes e associado(as) da Amatra IX participam do XXV Congresso Brasileiro da Magistratura

Dirigentes e associadas(os) da Amatra IX marcaram presença no XXV Congresso Brasileiro da Magistratura, realizado em Foz do Iguaçu (PR), de 2 a 4 de outubro. O encontro, considerado o maior da história da magistratura nacional, reuniu mais de 2 mil participantes em uma programação científica multidisciplinar.
Participaram do evento o presidente da entidade, Daniel Roberto de Oliveira, as associadas Fernanda Hilzendeger Marcon e Gabriela Macedo Outeiro, a diretora Valéria Rodrigues Franco da Rocha (Prerrogativas e Reivindicações) e o ex-presidente Felipe Augusto de Magalhães Calvet.
Com o tema “Magistratura em Transformação: Inovação, Sustentabilidade e Justiça”, o congresso promovido pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), em parceria com a Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar), contou com atividades acadêmicas e sociais.
A palestra de abertura foi ministrada pelo ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), que defendeu a valorização da magistratura. Ele destacou que juízes e juízas precisam receber vencimentos compatíveis com a responsabilidade que exercem. “Sou um defensor da remuneração justa, compatível e transparente para que os juízes possam cumprir bem o seu papel”, afirmou.
O ministro ressaltou, ainda que o mundo vive a terceira revolução industrial e que a inteligência artificial terá grande impacto na Justiça e na vida das pessoas. Também enfatizou a relevância da sustentabilidade em escala global, e a importância da independência judicial.
A solenidade contou ainda com a presença de presidentes das 39 associações filiadas à AMB, de representantes de entidades internacionais e de autoridades como o ministro Joel Ilan Paciornik, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e a ministra Morgana Richa, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), sócia honorária e ex-presidente da Amatra IX, além de lideranças políticas e acadêmicas.

Defesa da autonomia da Magistratura
No segundo dia de congresso (3/10), o destaque da programação foi a palestra do ministro Edson Fachin, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), que reafirmou que o Judiciário não aceitará reformas administrativas que reduzam a autonomia e independência da magistratura.
“Não vamos aquiescer em qualquer tipo de reforma que vá tolher a autonomia e a independência da magistratura brasileira”, afirmou, em resposta a propostas em tramitação no Congresso Nacional que preveem alterações constitucionais nas prerrogativas da carreira.
Segundo Fachin, o Supremo Tribunal Federal estará “firme e forte para defender os legítimos interesses da magistratura e do Sistema de Justiça no Brasil”.

Programação
A programação do congresso contou com painéis sobre inteligência artificial, inovação, direitos humanos e desafios da jurisdição social, com a participação de ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Tribunal Superior do Trabalho (TST), além de juízas federais. Também estiveram presentes nos debates o deputado Arthur Lira, a jornalista Aline Midlej, a fonoaudióloga Cida Stier e o professor Clóvis de Barros Filho.
Outros temas em destaque foram saúde, sustentabilidade e os novos horizontes da Justiça, com palestras da ministra Morgana Richa (TST), da juíza Marília de Ávila e Silva Sampaio, do médico Rogério Okawa e do diretor jurídico da Itaipu, Luiz Fernando Delazari. O encerramento foi conduzido pelo presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Herman Benjamin.
Confira a cobertura completa no site oficial do evento: https://cbm.amb.com.br
Com fotos e informações da Ascom AMB