16 de dezembro de 2015

Chácara Meninos de 4 Pinheiros aposta na inclusão social

Transformar vidas. Esse é o objetivo do trabalho realizado pela Fundação Educacional Profeta Elias, também conhecida como Chácara Meninos de 4 Pinheiros, que há mais de duas décadas busca promover a inclusão social de jovens resgatados em situação de risco e extrema vulnerabilidade.

Nesta semana, 20 adolescentes atualmente acolhidos pela instituição finalizarão o programa de capacitação do Instituto Coca-Cola, nacionalmente reconhecido pelos projetos de qualificação de jovens para o mercado de trabalho.

Além disso, 13 meninos quem possuem histórico de violência sexual e psicológica foram selecionados, recentemente, para ingressar nos cursos de capacitação do Programa ViraVida, mantido pelo SESI.

Outros meninos devem participar, a partir de janeiro, dos programas de aprendizagem da Faurecia Automotive do Brasil e da EXPRO.

Curso de Informática

Desde o ano passado, a Chácara Meninos de 4 Pinheiros recebe doações mensais dos associados da Amatra IX. As contribuições são aplicadas em programas educacionais, com especial investimento na revitalização do laboratório de informática.

A diretora de Direitos Humanos, Cidadania e Assistência Social da Amatra-IX, desembargadora Rosalie Michaele Bacila Batista, e a associada Flávia Daniele Gomes, que integra a Comissão de Responsabilidade Social da entidade, estiveram na chácara no início do mês e conversaram com alguns dos meninos que estão frequentando o curso de informática.

“Um deles, muito empolgado, disse que já aprendeu a usar o word e agora está apreendendo excel. Futuramente, quer estudar robótica”, conta a desembargadora Rosalie Batista.

Show de Talentos

No dia 7 de novembro, a fundação realizou o I Show de Talentos dos Meninos de 4 Pinheiros com o objetivo de incentivar os meninos a se expressarem artisticamente como forma de socialização. O evento foi organizado com o apoio da Amatra IX, que ofereceu um prêmio especial ao grande vencedor, Carlos Daniel, de 16 anos.

O jovem está em tratamento desde agosto em uma comunidade terapêutica. Ao receber a premiação, Carlos relatou emocionado sobre como a chácara o está ajudando a conseguir se livrar das drogas e a conhecer a oportunidade de vida melhor.

Contribuições

Os associados que ainda não contribuem mensalmente podem fazer doações mediante autorização em débito em conta pelo Banco do Brasil ou Caixa Econômica.

A chácara também precisa de doações de roupas, calçados, brinquedos, alimentos, móveis, eletrodomésticos, ferramentas, materiais pedagógicos ou quaisquer outros que sejam necessários para manutenção e desenvolvimento das atividades da fundação. Toda colaboração é bem-vinda.

Há possibilidade de doações dedutíveis de Imposto de Renda (1% para empresas e 6% para pessoas físicas). A destinação é feita ao Fundo Municipal da Criança de Mandirituba, que fica com 10% do valor recebido. O restante é repassado à Fundação Meninos de 4 Pinheiros.

  • As doações devem ser feitas via depósito no Banco do Brasil:
    Ag: 2266-7/ Cc: 25.584-x (Fundo Municipal Criança – Doações)

Após efetuar o depósito, é necessário comunicar a doação por e-mail (fundacao@4pinheiros.org.br) ou pelo telefone (41) 3044-1661, informando valor e data do crédito. A fundação providenciará a entrega do recibo de doador necessário para a declaração do Imposto de Renda.