Amatra IX prestigia inauguração de central de perícias do TRT da 9ª Região
Os médicos peritos de Curitiba que prestam serviços à Justiça do Trabalho contam a partir desta quarta-feira, 15, com duas salas para realização de exames no ambiente do próprio fórum trabalhista. A implantação da Seção de Perícias deve acelerar o trâmite dos processos, já que a dificuldade para emissão dos laudos médicos é um dos principais motivos de adiamentos de audiências nas Varas do Trabalho.
A Seção de Perícias, Inspeções, Gestão do Banco de Dados e dos Honorários Periciais do TRT do Paraná (SPIGBD) foi inaugurada pelo presidente do Tribunal, desembargador Altino Pedrozo dos Santos, que disse se tratar “de um avanço para a sociedade e um grande passo para melhorar a prestação jurisdicional”.
Com a nova seção, os laudos periciais poderão ser emitidos no decorrer das audiências e até de forma oral pelo médico. A presença do médico contribuirá também para que, na mesma hora, possam ser solucionadas dúvidas do juiz, das partes e advogados, eliminando o tempo gasto com despachos e correspondências entre juízes e peritos.
O modelo já funciona com sucesso na Vara do Trabalho de Pinhais e no Fórum Trabalhista de São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba.
Situada no 5º andar do número 400 da Avenida Vicente Machado, no prédio anexo ao Fórum de Curitiba, a nova unidade também está encarregada da gestão do banco de dados dos peritos, tradutores e intérpretes; da análise dos pedidos de honorários periciais; do agendamento das perícias requisitadas pelas Varas do Trabalho de Curitiba e do controle e operacionalização das salas de exame.
Estiveram na cerimônia de inauguração o presidente em exercício da Amatra IX, juiz Paulo da Cunha Boal; a presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas do Paraná, Miriam Klahold; a juíza diretora do Forum, Rosíris Rodrigues de Almeida Amado Ribeiro e a juíza Sandra Flüguel Assad, da Seção de Designação de Magistrados de 1º Grau e da 12ª Vara do Trabalho de Curitiba, além de servidores do Tribunal.
(Fonte: Ascom TRT-PR)