11 de novembro de 2016

Amatra IX presente no 11º Encontro Nacional do Programa TJC

30865392336_a41bd282cc_z

Juízes do Trabalho de diversas regiões do país reuniram-se na sede da Escola Judicial do TRT da 23ª Região, em Cuiabá (MT), nesta quinta-feira  (11/11), para compartilhar experiências com a aplicação do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) – iniciativa da Anamatra desenvolvida nos estados pelas Amatras e parceiros. A atividade fez parte do primeiro dia do 11º Encontro Nacional do TJC, promovido pela entidade em parceria com a Amatra 23 (MT).

30261690083_288b4d218f_z
Diretora da Amatra IX, Flávia Daniele Gomes, falou sobre a parceria da entidade com o Sesi PR

Pela Amatra IX, estiveram presentes a diretora de Direitos Humanos, Cidadania e Assistência Social, Flávia Daniele Gomes, e o associado José Vinícius de Souza Rocha, juiz titular da Vara do Trabalho de Palmas. Na oportunidade, Flávia Gomes falou sobre a assinatura de termo de cooperação com o SESI Paraná para desenvolvimento do Programa TJC nas escolas da instituição em Cascavel e Palmas, cuja culminância das atividades ocorrerá em dezembro. A expectativa é expandir o programa para outras escolas do estado em 2017.

30781094882_438be0c9ce_z

A diretora de Cidadania e Direitos Humanos da Anamatra, Noemia Porto, exibiu o novo vídeo institucional do Programa TJC que será, oficialmente, lançado durante a cerimônia do Prêmio de Direitos Humanos, no dia 24 de novembro, no Rio de Janeiro. A diretora também falou da possibilidade de realização de uma sessão solene, na Câmara dos Deputados, no início do próximo ano, para marcar os 10 anos do Programa. “A ideia é dar visibilidade ao Programa”, explicou.

Também foi abordada pela diretora a necessidade de se pensar formas alternativas de comunicação com os estudantes, cada vez mais adeptos ao mundo digital. A magistrada relatou ainda a intenção da Organização Internacional do Trabalho (OIT) de apoiar a impressão de novos exemplares da Cartilha do Direito Internacional do Trabalho, disponível em português, inglês, francês e espanhol.

whatsapp-image-2016-11-11-at-10-07-23
Juízes José Vinicius de Souza Rocha e Flávia Daniele Gomes durante o 11º Encontro do TJC

Na sexta-feira (11/11), os coordenadores regionais reuniram-se com o objetivo de traçar as diretrizes para o próximo ano. Dentre as deliberações, os magistrados concordaram ainda em discutir a “modernização” do material didático do TJC com o objetivo de atender à demanda cada vez mais “digital” dos jovens.

Além do Paraná, estiveram presentes ao Encontro representantes das Amatras do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Bahia, Pernambuco, Paraná, Distrito Federal/Tocantins, Campinas e Região, Maranhão, Espírito Santo, Goiás, Rio Grande do Norte, Piauí e Mato Grosso.

O próximo Encontro Nacional será realizado nos dias 23 e 24 novembro de 2017, em Belo Horizonte (MG).

encerramento-tjc-1

Sobre o TJC –  O Programa Trabalho, Justiça e Cidadania foi criado em 2004 por iniciativa de cidadania da Anamatra, e é desenvolvido, regionalmente, pelas Amatras. Até o ano de 2016, o TJC beneficiou mais de 150 mil pessoas e envolveu 15 mil educadores em 22 estados e no Distrito Federal. Por meio do programa magistrados do Trabalho em parceria com membros do Ministério Público, advogados, professores de Direito e servidores do Judiciário, levam noções básicas de direitos fundamentais, Direito do Trabalho, Direitos da Criança e do Adolescente, Direito do Consumidor, Direito Penal, ética e cidadania nas escolas, especialmente as públicas, de diversos estados e municípios.

Entre as ações realizadas, o Programa possibilita a visita dos alunos ao Poder Judiciário e a realização de culminâncias com a apresentação de esquetes criadas pelos alunos com o acompanhamento de professores e magistrados. A Cartilha do Trabalhador é o principal instrumento de aplicação do Programa. Elaborada em linguagem simples e atrativa, permite ensinar direitos e deveres do cidadão, assim como o funcionamento da Justiça do Trabalho, de forma didática. Clique aqui e conheça essa e outras publicações utilizadas pelo Programa. (Com fotos e informações da Anamatra)