9 de maio de 2016

Visita institucional: Amatra IX e OAB Paraná discutem demandas comuns

Boal e Cássio Telles
Paulo Boal e Cássio Telles

O presidente da Amatra IX, Paulo da Cunha Boal, reuniu-se nesta quinta-feira (5), em Curitiba (PR), com o secretário-geral adjunto da OAB Paraná, Alexandre Quadros, o conselheiro federal Cássio Telles e o procurador-geral Andrey Salmazo Poubel. O encontro teve como objetivo identificar pautas comuns e circunstâncias em que as entidades podem colaborar mutuamente para o melhor desempenho da atividade jurisdicional.

Os dirigentes identificaram projetos comuns relativos a bandeiras da Justiça do Trabalho, como trabalho escravo, trabalho infantil e tráfico de pessoas. “São temas que são desenvolvidos aqui na Ordem pelas nossas comissões, que são enfrentados na Justiça do Trabalho”, explica Alexandre Quadros.

Segundo o presidente da Amatra IX, Paulo Boal, as entidades podem unir esforços no enfrentamento dessas questões que são historicamente caras para a magistratura trabalhista. “A Amatra e a OAB possuem pautas convergentes e podem trabalhar em conjunto na construção de um Judiciário mais efetivo na garantia dos direitos sociais. Além disso, são muitas as demandas em comum relacionadas às melhorias das condições de trabalho, tanto da magistratura como da advocacia, incluindo o relacionamento entre juízes e advogados”, pontua Boal.

As restrições orçamentárias impostas à Justiça do Trabalho também foram alvo da conversa entre os dirigentes. O presidente da Amatra IX voltou a externar a preocupação da entidade diante do orçamento insuficiente que ameaça interromper serviços a partir de outubro no TRT da 9ª Região. O secretário-geral adjunto da Seccional frisou que a advocacia não aceita a descontinuidade do serviço público nem a diminuição de um setor do Estado que é fundamental.

Os dirigentes discutiram, ainda, prerrogativas profissionais e o sistema PJe-JT. As entidades convergem no sentido de que o PJe-JT é desfavorável tanto para magistrados quanto advogados. “A advocacia permanece no intento de encontrar uma solução mais favorável aos operadores do Direito do que esta que o atual sistema oferece. Fomos duplamente penalizados no Paraná em relação a esta matéria porque nós não só temos que lidar com um sistema que é claramente ineficiente e retrógrado, como perdemos um sistema que funcionava”, avalia Quadros.  (Com fotos e informações da OAB/PR)

IAP 

Na mesma data, o presidente Paulo Boal esteve também em visita ao Instituto dos Advogados do Paraná (IAP), onde foi recebido pelo presidente da entidade, José Lucio Glomb, pela secretária-geral Adriana D’Ávila Oliveira, e pelos associados João Carlos Almeida e Gilberto Monastier. Na pauta, temas de interesse comum e os cortes orçamentários impostos à Justiça do Trabalho.