28 de março de 2016

Amatra IX realiza Ato Público em defesa do Poder Judiciário

DSC_0675

A Amatra IX realizou, no início da tarde desta segunda-feira (28/3), em Curitiba, Ato Público em defesa do Poder Judiciário e em repúdio aos cortes orçamentários impostos à Justiça do Trabalho. A manifestação ocorreu no Fórum Trabalhista de Primeiro Grau, centro da capital paranaense, reunindo juízes, desembargadores e magistrados aposentados.

“A cada dia surgem novos fatos e revelações comprovando o que já devia ser de conhecimento comum: a corrupção é uma doença epidêmica e asquerosamente democrática porque atinge todos os níveis da administração pública e não faz distinção partidária ou ideológica”, ressaltou o presidente da Amatra IX e diretor Administrativo da Anamatra, Paulo da Cunha Boal, ao falar sobre os recentes acontecimentos no cenário político brasileiro.

O dirigente associativo destacou em seu pronunciamento que “é em momentos como este o Poder Judiciário deve reafirmar à sociedade que é capaz de defender a República e seus princípios democráticos, atuando de forma independente e serena, sem se deixar subjugar pelos interesses políticos, intimidações de quem quer que seja ou à sedução do clamor das ruas”.

Levantamento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) revela que pouco mais de 16 mil juízes são responsáveis pela condução de 100 milhões de processos no Brasil, sendo que 182 magistrados sofrem ameaça de morte e vivem sob escolta policial, a maioria deles operando em varas criminais e trabalhistas. “Por isso não aceitamos qualquer adjetivo que se aproxime de omisso ou covarde porque a cada dia de nossa carreira demonstramos extrema dedicação e coragem, munidos basicamente de nossa capacidade moral e intelectual para dirimir os conflitos que nos apresentam”, frisou Paulo Boal.

De acordo com o magistrado, ao mesmo tempo em que a coragem e a capacidade do Poder Judiciário são colocadas em dúvida, o Congresso Nacional aprovou cortes profundos no orçamento para 2016, sob o argumento de que são necessárias alterações legislativas para diminuir a demanda na Justiça do Trabalho. “Ao final, a nós cabe a tarefa de manter o atendimento diligente, responsável e eficaz que fornecemos a parte significativa de nossa população, independentemente do corte a que fomos submetidos”, afirmou o presidente da Amatra IX.

Além de registrar o histórico momento em fotografia, ao final do ato público os magistrados entoaram o Hino Nacional, acompanhados por servidores, advogados e cidadãos que passavam pelo Fórum Trabalhista em demonstração de apoio.

DSC_0662_b

IMG_8752
Em Cascavel, magistrados reuniram-se em frente ao Fórum Trabalhista para registrar o apoio à manifestação organizada pela Amatra IX