14 de outubro de 2022

TST lança livro sobre participação das mulheres na Justiça do Trabalho

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) lança, na próxima semana, o livro Mulheres na Justiça do Trabalho: 80 anos em perspectiva. O evento acontece no dia 18 de outubro (terça-feira), às 18 horas, no Salão de Recepções do 6º andar do Bloco B da sede da Corte em Brasília (DF).

O livro é fruto de estudos sobre gênero nos Tribunais Regionais do Trabalho e foi idealizado pelo Observatório Excelências Femininas, de iniciativa do TST. O grupo, instituído em março deste ano, tem o propósito de inserir um olhar institucional a respeito da participação feminina na Justiça do Trabalho e propiciar reflexões sobre o reconhecimento profissional das magistradas, além de propor ações concretas em prol da equidade de gênero dentro do Poder Judiciário.

A obra coletiva é assinada pela ministra Morgana Richa, coordenadora do Observatório Excelências Femininas, desembargadora Tereza Aparecida Asta, do TRT da 15ª Região (Campinas/SP), juíza Ana Paula Saladini, titular da Vara do Trabalho de Cambé (PR) e vice coordenadora da Escola Judicial do TRT da 9ª Região, e pela assessora Adriene Domingues Costa, coordenadora de Pesquisas da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat).

Com importantes reflexões sobre gênero e raça no Poder Judiciário brasileiro, o livro traz artigos escritos exclusivamente por mulheres, entre elas a presidente do TRT da 9ª Região, desembargadora Ana Carolina Zaina, a juíza Sandra Mara Flügel Assad, titular da 12ª VT de Curitiba (PR) e gestora regional do Observatório de Excelências Femininas, e a juíza Vanessa Karam de Chueiri Sanches, titular da VT de Marechal Cândido Rondon e integrante da Comissão de Direitos Humanos da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) e da Comissão Anamatra Mulheres.

No Paraná

O TRT da 9ª Região foi o primeiro a espelhar, regionalmente, o Observatório de Excelências Femininas. O grupo no Paraná é coordenado pela desembargadora Neide Alves dos Santos. Saiba mais aqui.