12 de maio de 2023

Trabalho decente: solenidade no TST marca lançamento de livro da ministra Delaíde Arantes

Juiz Bruno Perusso, juiz Luiz Colussi, ministra Delaíde Alves Miranda Arantes, juíza Dayna Lannes, juíza Patrícia Sant’Anna e o juiz Felipe Calvet

Em prestigiada solenidade no Tribunal Superior do Trabalho (TST), realizada nesta quinta (11/5), a ministra Delaíde Alves Miranda Arantes lançou o livro ‘Trabalho Decente – Uma análise na perspectiva dos direitos humanos trabalhistas a partir do padrão decisório do TST’. O presidente da Amatra IX e integrante do Conselho Fiscal da Anamatra, juiz Felipe Augusto de Magalhães Calvet, prestigiou o evento juntamente com dirigentes da Anamatra.

Ao abrir o evento, o presidente do TST, ministro Lelio Bentes, falou da trajetória da ministra do TST e de sua dedicação à Justiça do Trabalho. “A obra de hoje retrata ao comprometimento da ministra com os direitos humanos”, disse. “O mestrado foi a concretização de um sonho de mais de 30 anos”, declarou a ministra Delaide Arantes.

“É um privilégio estar com a ministra Delaide Arantes neste dia tão especial, testemunhando a realização do seu sonho de concluir o Mestrado com a Dissertação transformada em magnífico livro, que materializa a sua dedicação acadêmica, mas, sobretudo, a sua dedicação à temática dos direitos sociais, aos direitos humanos, temas tão caros para a nossa Justiça do Trabalho”, declara o presidente Luiz Colussi.

Sobre o livro – O livro ‘Trabalho Decente – Uma análise na perspectiva dos direitos humanos trabalhistas a partir do padrão decisório do TST’ analisa os direitos humanos trabalhistas na perspectiva da OIT (Organização Internacional do Trabalho) para compreender a criação, o conceito e a evolução do Trabalho Decente. Em seguida, investiga como o TST o projeta, em seus acórdãos, normas internacionais de direitos humanos trabalhistas para enfrentar a precarização do Trabalho e fortalecer a concepção de trabalho digno para pessoa humana trabalhadora, conforme preconiza a Constituição Federal Cidadã de 1988.

(Com informações e foto da Anamatra)